Existem diferentes tipos de técnicas de churrasco e, neste conteúdo, falaremos sobre o método de assar carnes em alta temperatura.
Para quem ainda não conhece essa forma de preparo, convidamos você a conferir esta leitura e aprender um assunto imperdível para quem é apaixonado por churrasco.
Fique com a gente e sinta-se em casa!
Qual o efeito da alta temperatura no churrasco?
Primeiramente, o churrasco preparado em alta temperatura é aquele que consegue criar uma crosta exterior caramelizada e saborosa.
No entanto, o interior é diferente: ele permanece suculento e malpassado a médio, proporcionando uma textura e sabor contrastantes.
De forma geral, os churrasqueiros devem ter um cuidado redobrado ao realizar técnicas de churrasco como essa.
Leia também: Itens para fazer churrasco: descubra aqui os essenciais!
Isso porque ela requer atenção aos detalhes para não colocar sua segurança em risco e não estragar os cortes de carne.
Vamos às dicas? Então, continue por aqui!
Técnicas de churrasco em altas temperaturas: escolha primeiro o corte certo
Em primeiro lugar, é fundamental que você escolha os cortes certos para aplicar técnicas de churrasco como estas.
No caso de assados em altas temperaturas, os bifes, costelas curtas, frango desossado e peixes firmes ficam muito mais saborosos e são ótimas pedidas.
Depois disso, limpe bem a grelha
Em sequência, depois de escolher seu corte de carne, você precisará limpar muito bem a grelha.
Ao contrário, os resíduos de alimentos anteriores podem causar aderência e dificultar o preparo da carne.
Veja aqui: Como aproveitar a sobra de churrasco?
Tempere a carne com antecedência
Depois de você seguir as dicas que comentamos até aqui, será necessário que você prepare a carne com antecedência para dar tempo aos sabores de penetrar.
Uma dica simples é usar sal, pimenta e outros temperos a gosto.
Churrasco em alta temperatura pede grelha bem preparada
Em sequência, outra recomendação é que você se certifique de que a grelha esteja bem quente antes de colocar a carne. Você pode passar um pouco de óleo em sua superfície para evitar que a carne grude.
Sabe por que isso é tão importante? Porque é justamente esse passo que ajuda a selar os sucos naturais e criar uma crosta saborosa.
Este post é pra você: Saiba tudo sobre churrasco para eventos
Tampe a grelha
Todas as técnicas de churrasco tem suas peculiaridades e, nesta, faz a diferença quando você mantém a tampa da grelha fechada tanto quanto possível para reter o calor e cozinhar a carne de maneira uniforme.
Vire somente uma vez o seu corte
Depois disso, atente-se para não ficar virando a carne enquanto ela assar. Você deverá fazer isso somente uma vez durante o cozimento para obter marcas de grelha bonitas e evitar que os sucos escapem.
Uma dica que pode facilitar a sua vida é, esta aqui: para garantir que a carne esteja no ponto desejado, use um termômetro de carne para verificar a temperatura interna.
Por exemplo, um bife mal passado geralmente atinge cerca de 50-52°C, enquanto um médio fica em torno de 60-63°C.
Agora, coloque a carne para descansar.
Depois que você assar sua carne em alta temperatura, será o momento de retirá-la da grelha.
Então, deixe-a descansar por alguns minutos antes de cortar. Isso permite que os sucos se redistribuam e a carne fique mais suculenta.
Dica extra
Todas as técnicas de churrasco, como comentamos por aqui, têm seus pontos de atenção. Quando você assa a carne em altas temperaturas, a atenção está no relógio.
Esteja atento e monitore o processo de perto para evitar que a carne queime. Com prática e paciência, você pode dominar a técnica e criar pratos deliciosos.
Olha que incrível: Como a cultura local impacta nos tipos de churrasco
E aí, você já conhecia esse método? Conte para nós nos comentários. Aproveite também para seguir a Santa Massa nas redes sociais e conferir outros conteúdos de relevância como este.
Nos vemos no próximo post!
Aproveite também para nos seguir nas redes sociais: