Dicas campeãs: as melhores carnes para churrasco

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando o assunto é churrasco, a escolha das carnes é fundamental para garantir aquela experiência saborosa. Por isso, saber quais são as melhores carnes para churrasco pode fazer toda a diferença na hora de reunir a família, amigos e familiares em torno da grelha. 

Para te ajudar nessa escolha, apresentamos aqui as opções de cortes que valem ouro para o seu churrasco. Provavelmente, a primeira opção que vem à mente é a amada picanha, e é claro que ela se mantém no pódio, inclusive da nossa seleção. Mas vale conhecer outras opções e, quem sabe, inovar no seu próximo churrasco!

Então fique por aqui e acompanhe nossas dicas e orientações!

Picanha: a rainha dentre as melhores carnes para churrasco.

Essa é famosa e não tem erro, com sabor marcante e suculento. Mas, você sabe por que a picanha faz tanto sucesso? Ela fica localizada na parte traseira do boi, próxima ao dorso. E, por ser uma área que o animal não se move muito, ela é mais macia. 

A história de sua popularização também é curiosa. Por muito tempo, a picanha foi vendida junto com a peça de alcatra e que, por sua vez, também incluía outros tipos de cortes, como a maminha. Porém, na década de 1970, a picanha começou a ser servida nas churrascarias de São Paulo e, depois, se popularizou pelo país.

Na hora de assar, você pode fazer a picanha inteira ou em bifes grossos e, quanto ao tempero, basta usar sal grosso ou refinado

Contrafilé: sabor e versatilidade 

O contrafilé é, sem dúvida, uma das mais versáteis e melhores carnes para churrasco. Com sabor marcante, é uma carne que pode ser preparada tanto em peças inteiras quanto em bifes individuais. O ideal é assá-la na grelha com alta temperatura.

Para realçar o sabor, tempere apenas com sal grosso e deixe descansar por 10 minutos antes de levar à grelha. Assim, você garante um churrasco suculento e cheio de sabor.

Neste nosso post você encontra uma ótima comparação entre as qualidades da picanha e do contrafilé.


Fraldinha: macia e saudável

É claro que para fazer parte do time de melhores carnes para churrasco não precisa ser apenas de primeira. Um bom exemplo é a fraldinha, que é uma carne de segunda e em nada perde nos quesitos maciez e sabor. Inclusive, ela é muito bem-vinda para quem está de dieta, por ter uma baixa concentração de gordura. 

Para aproveitar ao máximo a sua textura e sabor, o melhor é servir a fraldinha em pedaços grossos, no ponto ou mal passado, para não correr o risco de ressecá-la.

Costela: sabor intenso para os amantes de churrasco

Seja bovina ou suína, a costela é conhecida por seu preparo mais longo por ter fibras grossas e compridas, porém o resultado é recompensador. O segredo está em assá-la lentamente, em fogo baixo, para que a carne fique macia e desprenda os ossos com facilidade. Você pode temperar apenas com sal grosso e, se desejar, adicione ervas aromáticas para um toque especial.

Alcatra: fácil e rápido de fazer

Muito saborosa, a alcatra é merecidamente considerada uma das melhores carnes para churrasco e ainda é bem rápida de fazer. Ela faz parte de um conjunto que inclui a picanha, a maminha e o miolo de alcatra. Como tem pouca gordura, é importante ficar bem de olho na grelha, pois se passar do ponto perde a suculência. Uma dica para temperar é usar apenas sal grosso ou, se preferir, deixar de molho em vinho tinto por 30 minutos. 

Maminha: muita maciez e suculência

A maminha fica entre as melhores carnes para churrasco por ser super macia e suculenta. Ela é retirada do fim da peça inteira da alcatra, também chamado de “rabo da alcatra” ou “ponta de alcatra”, e fica próxima à ponta da agulha, no traseiro do boi. O ideal é assar a maminha com a sua própria gordura, para perder sua umidade natural e permanecer macia. Uma outra dica é assá-la em papel alumínio ou celofane.

Cupim: vale a pena aguardar um pouco mais para saboreá-lo

O cupim é uma carne retirada da parte de trás do boi, logo atrás do pescoço. É consistente e fibrosa e precisa de um tempo maior na grelha para chegar ao ponto ideal, preferencialmente em um papel alumínio. Vale a pena aguardar, porque é uma carne muito saborosa!

Filé mignon: ele também faz sucesso no churrasco

Sabemos que o filé mignon não costuma ser muito procurado para churrasco, além de ter um custo mais elevado e não muito acessível. Mesmo assim, ele vale estar na lista de melhores carnes para churrasco devido à sua maciez e sabor levemente adocicado. 

Ele pode ser assado inteiro na grelha, em pedaços grandes ou em espetinhos, acompanhado de outras carnes, cebola e pimentão. E uma dica para saboreá-lo sem comprometer tanto o orçamento é deixar para servir no final do churrasco, em quantidade menor.  

Short rib: já conhece essa?

O short rib é retirado da parte dianteira do miolo do acém com o osso da costela, por isso também é chamado de “acém com osso”. Ele é muito saboroso e macio e vai muito bem no churrasco devido à gordura que possui entre as fibras. Ele é ideal para grelhar em fogo alto  e pode ser temperado apenas com sal grosso que já fica excelente, realçando o seu sabor.

Opções suínas

Uma opção suína clássica, barata e repleta de sabor é a famosa linguiça toscana, que não apenas é uma das melhores carnes para churrasco, como também uma das mais populares. Bem prática, dispensa preocupações com relação ao tempero, basta escolher uma de boa qualidade e se preocupar apenas com seu tempo na grelha.

Mas também há possibilidades de carnes suínas que vem ganhando cada vez mais adeptos. Entre elas está a costela de porco, que possui textura úmida, é bastante saborosa e suculenta e tem valor acessível, e também a picanha suína, que é retirada da parte traseira do porco e tem um incrível sabor.

Cortes de frango

Versáteis, de valor acessível e sabor suave, os cortes de frango oferecem uma gama de possibilidades na grelha, desde que temperadas previamente. Entre as melhores opções estão a coxa e a sobrecoxa, por serem mais suculentas, a asinha de frango, que tem um sabor delicado, e o coração de galinha, ideal para ser servido como um delicioso aperitivo.

E se você acha que o peito de frango não combina com a churrasqueira, veja neste post como também é possível desfrutar desse corte feito na grelha e obter uma carne bastante suculenta e saborosa!

Gostou das dicas de melhores carnes para churrasco? Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Youtube

 

Até o próximo post! 

 

Compartilhe esta página