O assunto de hoje merece muito a sua atenção, pois falaremos sobre um tema que é a paixão dos churrasqueiros “raiz”. Estamos nos referindo às deliciosas carnes que demoram para assar, mas que são verdadeiramente suculentas e irresistíveis.
Ficou com vontade de ficar por dentro deste conteúdo? Então, fique por aqui e sinta-se em casa!
Por que alguns cortes demoram mais para assar?
Afinal de contas, por que será que alguns cortes assam tão rápido e outros demandam horas e horas na churrasqueira?
Se você tem esse questionamento, fique tranquilo(a) que nós vamos respondê-lo. Cada corte tem suas características individuais, tais como teor de gordura e de colágeno, assim como tipo de textura.
Esses fatores afetam o tempo necessário para que a carne fique macia e suculenta durante o processo de cozimento.
Exemplos disso é o acém e o peito bovino. Eles são ricos em colágeno e, portanto, são carnes que demoram para assar e requerem técnicas longas de cozimento para ficar no ponto ideal.
5 carnes que demoram para assar, mas que são perfeitas!
Agora que você já sabe por que algumas carnes demoram mais tempo para ficar macias, vamos listar abaixo 5 cortes que valem a pena essa dedicação para saborear em seu churrasco.
Costela
A costela bovina é conhecida por sua suculência e sabor intenso, no entanto, ela requer um tempo de cozimento longo e lento para ficar macia e suculenta.
A técnica popular é o “método do fogo indireto”, onde a costela é cozida em calor indireto por várias horas até atingir a textura desejada.
Veja aqui dicas de como comprar a melhor costela bovina.
Pernil de porco
Você já provou o famoso pernil de porco por aí? Ele é uma carne saborosa e suculenta, mas pode levar algumas horas para assar completamente.
Mas vai por nós: vale a pena esperar. O ideal é que você tempere a carne ao menos na véspera, para assá-la lentamente na churrasqueira até que esteja bem cozida e suculenta.
Conheça as carnes de porco mais gostosas para churrasco.
Cordeiro
Antes de mais nada, vamos dar os verdadeiros créditos: o cordeiro assado na churrasqueira é uma opção requintada.
Mas, para obter o resultado que tanto espera, é recomendável temperar a carne com ervas e especiarias, deixar marinar por um tempo e assar em fogo médio até que esteja macio e suculento.
O resultado é verdadeiramente incrível.
Picanha inteira
A picanha é um corte de carne bovina muito apreciado no churrasco e, para assá-la inteira, você vai precisar de muito mais tempo do que preparar os tradicionais bifes.
Então, você fará o seguinte: sele a peça inicialmente em fogo alto e, em seguida, transfira sua carne para a altura do fogo médio para cozinhar lentamente.
Quando estiver no ponto de preferência, você retira do fogo e faz as fatias para ser servida.
Aprenda aqui como fazer picanha no forno.
Fraldinha
Por fim, para finalizarmos a nossa lista de carnes que demoram para assar, mas que são maravilhosas, falaremos da nossa amada fraldinha.
Ela tem uma espessura que pode demandar um certo tempo de churrasqueira, mas vale a pena esperar.
Nossa recomendação é selar a peça em fogo alto e depois reduzir o calor para médio até que esteja macia e rosada por dentro.
Aqui vai uma dica de ouro: use um termômetro de carne para verificar a temperatura interna e garantir que a carne esteja cozida adequadamente.
Huuummmm!! Veja como fazer Fraldinha na telha com torresmo e farofa
Então, anote isso aqui: paciência e atenção aos detalhes são essenciais para obter o melhor das carnes que demoram para assar, mas que são verdadeiramente maravilhosas.
Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir a Santa Massa também nas redes sociais e conferir outras dicas interessantes como esta.
Nos vemos no próximo post!