Harmonizar cerveja com churrasco é um assunto comum para você?
Para produzirmos este artigo, tivemos a oportunidade de conversar com a Bia Macedo (@biabeerrp), sommelier de cerveja e especialista em harmonização gastronômica com cervejas especiais no SENAC em Ribeirão Preto/SP.
Bia Macedo – Sommelière, empreendedora e Social Media.
A seguir, vamos ensinar os primeiros passos para você começar a se aprofundar nesse assunto e a vivenciar essa técnica incrível que é a harmonização.
Fique por aqui e tenha uma excelente leitura!
Aprenda aqui como fazer um lanche delicioso de calabresa.
O que é harmonização?
De acordo com a nossa entrevistada, harmonização é a arte de equilibrar a comida e a bebida com diretrizes para buscar novos sabores.
Para desfrutar do melhor dessa experiência, é necessário aprender a degustar, fugindo do hábito que a maioria de nós temos de comer e beber em ritmo acelerado.
“A harmonização é o equilíbrio. Não só entre o prato e a bebida, mas entre você, o prato e a bebida”, comenta Bia.
A especialista explica que praticar a harmonização é fazer uma degustação sensorial. Deve-se prestar atenção aos sentidos, como a visão, olfato, tato e paladar, para contemplar a arte de degustar a comida e criar novos sabores, respeitando o equilíbrio entre eles.
Veja aqui 5 ideias de caldinhos para servir no churrasco.
O que é preciso saber para harmonizar cerveja com churrasco?
Segundo Bia, a cerveja é uma bebida muito versátil e possui mais de 25 estilos distintos. Portanto, para harmonizar cerveja com churrasco é preciso traçar a diretriz dessa harmonização.
Se você pegar uma cerveja amarga com uma carne mais gordurosa, vai resultar em uma harmonização por contraste.
No entanto, se for uma carne com uma cerveja caramelizada, por exemplo, a harmonização vai ser por semelhança (caramelização do malte com a caramelização da carne).
Em sequência a Bia divide conosco mais um exemplo: “tem cervejas que têm notas defumadas que remetem à farofa e ao bacon, e que, somadas ao churrasco, proporcionam uma harmonização por complementação”.
Nesse sentido, as diretrizes ajudam a ter um norte e um objetivo para aquela harmonização que você está fazendo.
3 ideias para harmonizar cerveja com churrasco
Conheça aqui quais pratos não podem ficar sem uma boa farofa.
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre harmonização e o que devemos considerar na hora de combinar cerveja com churrasco, a Bia dividiu com a gente 3 ideias superinteressantes!
A primeira delas é harmonizar picanha com Amber Lager.
A cerveja Amber Lager geralmente apresenta notas de malte caramelizado, o que confere um sabor adocicado e tostado à cerveja.
Essas características podem combinar muito bem com a suculência e a intensidade de sabor da picanha grelhada, criando uma combinação de sabores equilibrada.
A segunda sugestão é harmonizar bife de cordeiro com a Witbier.
A Witbier é uma cerveja de trigo belga que geralmente apresenta notas cítricas, como laranja e limão, e especiarias sutis, como coentro e casca de laranja.
Essas características podem harmonizar bem com a carne de cordeiro, adicionando uma camada de frescor e realçando os sabores naturais da carne.
Por fim, a Bia sugeriu a harmonização de panceta na chapa com a cerveja Pilsen.
A panceta na chapa é conhecida por sua riqueza e suculência, enquanto a cerveja Pilsen é conhecida por sua leveza e limpeza no paladar.
O sabor suave e maltado da cerveja Pilsen pode ajudar a cortar a gordura da panceta, proporcionando um contraste equilibrado e uma sensação refrescante após cada mordida.
E aí, o que achou deste conteúdo? Conte para nós nos comentários! Aproveite também para seguir a Bia no Instagram e acompanhar o conteúdo incrível dela!
Clique aqui para seguir a Bia no Instagram.
Te esperamos também em nossas redes sociais:
Nos vemos no próximo post.