A carne de porco tem características específicas que a tornam extremamente saborosa se preparada da maneira certa. Por esse motivo, usar o tempero correto faz toda a diferença no sabor, na suculência e até mesmo no cozimento da carne.
Ficou interessado no assunto? Então confira abaixo quais são os 6 principais temperos para carne de porco que você precisa conhecer e começar a usar agora mesmo! Boa leitura!
[rock-convert-pdf id=”4123″]
1. Alho
Este é um ingrediente indispensável na cozinha de todo mundo e é usado para temperar quase tudo que a gente come, não é mesmo? Para temperar carne de porco pode ser usado amassado, triturado, em lascas finas ou em pasta. É o que vai dar o sabor caseiro à proteína.
A quantidade pode variar de acordo com o paladar de cada um. A proporção recomendada são 5 dentes de alho para cada quilo de carne.
2. Azeite
O uso do azeite deixa a carne de porco mais macia. Ideal para fazer usar em carne assada ou frita, as versões virgem e extra-virgem são as mais indicadas. A quantidade recomendada é a seguinte: para cada quilo de carne, o ideal é usar duas colheres de sopa de azeite.
3. Pimenta-do-reino
Essa é a especiaria ideal para temperar carne de porco. Pode ser usada em qualquer uma de suas versões: preta, branca ou verde. Se moída na hora, dá um sabor muito especial à carne. Só tome cuidado para não exagerar, já que a pimenta-do-reino é um pouco forte e costuma não agradar a todos os paladares.
4. Alecrim
Essa erva aromática cai muito bem se usada como tempero para carne de porco grelhada. O alecrim pode ser usado seco ou fresco, mas vale lembrar que a versão seca é um pouco mais concentrada. Sendo assim, para 1 kg de carne de porco não use mais que uma colher de café de alecrim seco.
5. Limão
Mais um ingrediente indispensável na cozinha. A acidez do limão ajuda a eliminar alguns microrganismos que podem estar presentes na carne de porco e prejudicar a sua saúde, por isso é tão importante.
Além do toque azedinho, esse ingrediente ajuda também no cozimento da carne. Basta deixar marinando por alguns minutos para pegar bastante sabor.
6. Páprica doce
Para carnes cozidas ou ensopadas, a páprica doce dá um toque especial. É um tipo de especiaria feito a partir de variedades de pimentões. Existem as versões picantes e defumadas, mas para carne de porco a doce é ideal. Um dos benefícios do consumo da páprica para a saúde é seu poder antioxidante, pois é rico em vitaminas A, C e E.
Viu só como o tempero para carne de porco faz toda a diferença? Não se esqueça também de que o tempo de descanso da carne temperada é essencial para a absorção e realce do sabor, tá bom? Por isso, depois de colocar todos os temperos, deixe a carne marinando por cerca de 20 minutos. Esse é o segredo!
Gostou do conteúdo? Então assine agora mesmo a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo em primeira mão! Até a próxima!