Sentar em volta da churrasqueira é muito mais que uma refeição. É um ritual que nos acompanha há décadas e que, carinhosamente, com o tempo, foi nomeado de churrascoterapia.
Este artigo é uma oportunidade para abordar esse assunto e ele traz os benefícios dessa prática tão positiva para a mente de todos.
Então, relaxe e tenha uma ótima leitura!
No passado a festa da fogueira, hoje, a churrascoterapia
Quem vê os churrascos dos dias de hoje, com tanto detalhe e sofisticação, muitas vezes esquece como o ritual era feito no passado.
Muitos anos atrás, as pessoas se reuniam em volta de uma fogueira para interagir, bem como para compartilhar o alimento e festejar a união daquele povo.
O tempo passou, mas a simbologia por trás desse ritual continua a mesma. As pessoas se reúnem em volta da churrasqueira com a desculpa de saborear um bom churrasco, no entanto, elas querem mesmo é estarem juntas, unidas e vivenciar momentos incríveis.
Por essas e outras que a churrascoterapia é uma verdadeira paixão nacional, e as pessoas querem muito mais que somente comer bons assados: elas querem se sentir felizes, elas querem uma interação social que só o churrasco proporciona.
Leia aqui: Como montar um delicioso churrasco de chão
Afinal, por que os grandes eventos de churrasco têm recordes de público?
No segundo episódio da segunda temporada de Churrascast, o conceituado assador Jimmy Ogro relembrou esse tema.
“Uma vez eu fui questionado do porquê das pessoas se sentirem atraídas pelos grandes eventos de churrasco. Eu tive a oportunidade de comentar que, historicamente, é muito longo nosso pertencimento ao fogo, porque ele nos prestigia, nos alimenta e nos possibilita estarmos juntos”, comenta Jimmy Ogro durante o Churrascast.
No entanto, esse fascínio pelo fogo continuou. Quando você acende uma churrasqueira, você liga para um amigo o convidando para almoçar ou jantar, e ele vai até você se ele puder.
As pessoas querem, portanto, se desconectar de tanta tecnologia para se conectarem com momentos importantes. E a churrascoterapia é uma arte que proporciona essa essência.
Por fim, segundo Jimmy, muitas vezes as ideias da nossa cabeça só se tornam realidade quando conseguimos falar sobre elas. “Durante um churrasco, nós temos a oportunidade de verbalizar tudo o que fica guardado na mente. O fogo está aí para isso”, completa o assador.
Veja também: Como assar pão de alho no churrasco
Churrasco ritualístico
Ainda durante o segundo episódio da segunda temporada de Churrascast, Jimmy respondeu à pergunta da apresentadora Renata Flores sobre o churrasco mais ritualístico que o assador já visitou.
O chef relembrou que eles estão justamente nas duas pontas do Brasil. “Quando estive na Amazônia, presenciei o churrasco deles, que é completo em rituais. Eles têm equipamentos para defumação, praticam o curanto, que é enterrar a carne e cobrir com folha de bananeira. Já no Sul, temos a tradicional costela de fogo no chão, que tradicionalmente acompanha chimarrão, amigos e música boa”, comenta.
A churrascoterapia é, portanto, um ritual que nos proporciona momentos felizes e nos reforça continuamente que precisamos pausar e desconectar.
Gostou deste texto? Então, aproveite para seguir a Santa Massa também nas redes sociais e conferir outros conteúdos para quem é apaixonado por churrasco.
Aproveite também para nos seguir nas redes sociais: