Receitas de peixe na brasa para sexta-feira Santa

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando o feriado de Páscoa se aproxima, logo vem a dúvida: que receita farei de peixe na brasa para Sexta-feira Santa?

 

Você também está com esse questionamento? Então, esta leitura vai te ajudar e muito a encontrar a resposta perfeita. Confira o conteúdo que preparamos para você nas linhas a seguir. 

 

Dá para fazer peixe na churrasqueira?

 

Afinal, por que as pessoas comem peixe na sexta-feira Santa?

 

Antes de mais nada, vale a pena relembrarmos a origem desse hábito que faz parte da nossa vida até hoje.

 

Existe uma tradição com raízes religiosas, em especial da igreja católica, que durante o período que vai da quarta-feira de cinzas até a véspera da Páscoa – que chamamos de Quaresma – seja praticado uma espécie de jejum como penitência.

 

Diante disso, eles criaram o hábito de deixar de comer carne em determinados dias, assim como outros tipos de comida.

 

Veja aqui o que não pode faltar no churrasco vegetariano.

 

E embora essa seja uma tradição religiosa, muitas pessoas que não seguem a religião adotaram a essa prática.

 

Essa é a história que existe por trás do nosso hábito, e, a seguir, apresentaremos 3 receitas de peixe na brasa para Sexta-feira Santa.

 

As 3 melhores receitas de peixe na brasa para Sexta-feira Santa

 

Tainha assada com um toque de limão

 

Para começarmos nossa lista, apresentaremos a você a tainha assada com toque de limão. Primeiramente, você deve separar os ingredientes:

 

1 tainha de aproximadamente 1 1/2 kg;

1 maço de cheiro verde;

1 maço de coentro;

4 limões;

1 cebola média;

Sal a gosto;

1 colher de sopa de azeite extravirgem.

 

Para o preparo, abra o peixe, limpe-o bem com água e limão e tire as vísceras, tendo o cuidado de deixar as escamas. Tempere por dentro com sal a gosto. 

 

Depois, pique a cebola, uma parte do coentro, uma parte do cheiro verde, coloque uma pitada de sal para temperar, um pouco do caldo de um limão e o azeite. Por fim, coloque todo esse tempero dentro da tainha e costure a barriga. Asse na brasa cada lado da tainha até que as escamas fiquem pretinhas.


Tambaqui à moda na churrasqueira

 

O tambaqui é um peixe carnudo, suculento e extremamente delicioso. Na churrasqueira, então, fica inesquecível. Quem sabe ele é sua receita preferida de peixe na brasa para Sexta-feira Santa?

 

Separe os ingredientes:

 

1 unidade de tambaqui;

2 cebolas;

2 tomates;

2 pimentões;

2 batatas;

1 maço de cheiro verde; 

1/2 unidade queijo fresco; 

100 g de sal fino;

100 g de sal grosso; 

20 gramas de temperos secos variados;
1 espiga de milho-verde fresco.


Comece limpando o peixe com muito cuidado e faça um retalho diagonal. Pique a cebola, os pimentões e as batatas (em rodelas), o queijo em cubos e por fim o cheiro verde.

Misture os vegetais com um fio de azeite, tempere com sal a gosto, adicione os temperos secos e reserve.

Chegou a hora de rechear seu peixe! Vá encontrando espaço dentro da barriga e use todo o recheio para deixá-lo bem estufado. Depois disso, leve o peixe direto para o fogo na grelha. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos de cada lado. Após assado, é só servir! 

 

Tilápia assada 

 

Para fechar com chave de ouro nossa lista com as melhores receitas de peixe na brasa para Sexta-feira Santa, confira como preparar uma tilápia assada. Comece separando os ingredientes:

 

 3 unidades de tilápia inteiras e limpas;

 1 maço de salsinha fresca;

 2 unidades de cebola;

 300 ml de azeite de oliva;

 70 ml de vinagre branco;

 Sal a gosto.

 

Comece com o molho chimichurri. Para isso, pique muito bem a cebola e a salsinha e misture-as com o azeite e o vinagre. Então, coloque as tilápias em um recipiente grande e tempere por dentro e por fora com a mistura anterior. Deixe marinar por 30 minutos. Para finalizar, tempere as tilápias com sal e embrulhe cada uma em papel alumínio, com uma camada bem avantajada do vinagrete. 

 

Coloque na grelha, leve à churrasqueira e deixe assar por cerca de 45 minutos. Depois disso, tire o papel alumínio e leve de novo à churrasqueira, para dourar. Sirva a tilápia assada na churrasqueira acompanhada de pão de alho e farofa de couve.

 

Compartilhe esta página