Um bom mestre churrasqueiro precisa saber quais são os melhores cortes pra fazer sucesso com os convidados. Então, confira já quais são eles e os modos de preparo, pra fazer bonito naquela comemoração importante. Sempre lembrando: os acompanhamentos Santa Massa devem estar presentes pra dar aquele toque especial. 😉
1- Picanha
A picanha é uma opção certeira pra se sair bem em qualquer churrasco. Ela é identificada como a parte que antecede o coxão duro. Na hora de comprar, observe se a camada de gordura tem uma espessura de no mínimo um dedo, isso vai garantir uma peça mais macia.
2- Contrafilé
O contrafilé é o lombo do boi. A peça da carne começa no pescoço, no acém, e finaliza na parte da alcatra, próximo à traseira.
O segredo do contrafilé está no corte. Cada peça deve ter em média de 2 a 3 dedos de largura para a carne não ficar enrijecida. Na hora de preparar, pode temperar com o sal grosso ou com outra opção que desejar como o chimichurri, que fica ainda mais saboroso.
3- Maminha
A maminha tem uma capa de gordura menos espessa porém é mais macia que a picanha. Ela pode ser assada inteira ou em fatias. Caso opte pelo corte, o ideal é manter o tamanho entre 2 a 3 dedos também, pra não endurecer na hora de preparar.
4- Fraldinha
A fraldinha possui 30% de gordura, por isso ela é bastante utilizada pra fazer hambúrguer.
O preparo deve ser feito com a peça inteira. Ela pode ser temperada com sal grosso antes de colocar no fogo e começar assando primeiro a parte da gordura, virada pra baixo.
5- Costela
Com a costela tudo fica melhor e saboroso!
Para o preparo, você pode assar a costela em tiras usando espetos ou a peça inteira direto na brasa.
Tempere-a como preferir e coloque pra assar com o osso para baixo, por duas horas e meia a três horas.
Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos e acompanhe sempre as novidades em nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.