Cupim bovino: segredos do fogo e a receita perfeita no Churrascast!

Tempo de leitura: 3 minutos

Já pensou em fazer um cupim bovino perfeito na churrasqueira, mas ficou com aquele receio de ficar dura? Então você não pode deixar de conferir o 4º episódio do Churrascast! 

Nele, a Chef Ju Lima revelou segredos valiosos sobre como preparar um cupim suculento, desmanchando de tão macio, acompanhado do tradicional Pão de Alho Santa Massa. 

Ao lado da querida e sempre curiosa Renata Flores, a Ju compartilhou os principais segredos do fogo para preparar essa carne que parece ser desafiadora, mas que, na verdade, não é difícil!

Confira os destaques e dicas desse episódio incrível!

Cupim bovino: a carne que pede técnica e paciência

Preparar um cupim pede tempo, baixa temperatura e paciência. Segundo a chef, tudo começa ao escolher a peça certa. O cupim ideal precisa ter gordura entremeada, é o que confere sabor e maciez, e deve pesar entre 800 gramas e 1,2 quilos, em média.

Com a peça em mãos, a Ju cortou em 2 partes e colocou para assar na grelha para obter a ação de maillard, técnica de selar a carne, criando uma crosta por fora da peça.

Com a carne no ponto ideial, ela colocou numa forma de papel de alumínio e adicionou cerveja e colheres de manteiga, ou seja, gordura e líquido, que serão fundamentais para garantir a suculência do cupim bovino. 

Vale lembrar que o álcool da cerveja é evaporado durante o cozimento, assim como no ato de cozimento de qualquer outra bebida alcoólica. Mas, para quem ainda preferir não usar cerveja, a Ju deu dicas de substituição e é claro que, para saber, tem que assistir ao episódio!

Depois, ela cobriu a forma com generosas camadas de papel alumínio, nada de economizar, hein? Isso é importante para garantir a umidade e proteção proporcional em todo o entorno do cupim. 

Tempo de cocção

A Ju explicou que todas as carnes que demandam longo tempo de cocção é porque precisam quebrar o colágeno delas. 

As fibras dessas carnes são muito duras, então elas pedem tempo e calor constante pra ir quebrando esse colágeno e, assim, deixando-as bem macias.

Para o cupim bovino deste episódio, ela colocou para assar por cerca de 5 horas na grelha, mas ressaltou que também pode ser feito no forno. Nesse caso, é importante dobrar a quantidade do líquido usado para cozimento.

Pão de Alho Santa Massa: o acompanhamento perfeito 

Esta você já sabe: sem tem Santa Massa, tem churrasco! E neste episódio, a Ju inovou mais uma vez, preparando bruschettas usando o Pão de Alho Tradicional Santa Massa, mostrando toda a sua versatilidade. 

A chef também sugeriu outras variações, como o Pão de Cebola Santa Massa ou o Pão de Alho Levemente Picante Santa Massa, que combinam muito com o cupim.  

E para sobremesa, a Ju lembrou desta opção recheadíssima de sabor e cremosidade: o Pão de Doce de Leite Santa Massa, ideal para encerrar o churrasco com chave de ouro!

Aliás, a chef é simplesmente apaixonada por doce de leite e nós já fizemos um post especial sobre essa iguaria tão amada. Saiba tudo sobre o doce de leite aqui!

Finalmente, o cupim pronto!

Ao tirar a carne da churrasqueira e desembrulhar a forma, a Ju mostrou o significado de uma carne desmanchando: impossível não ficar com água na boca! Ela desfiou com apenas 2 garfos, sem uso de facas! 

Com o Pão de Alho Santa Massa já assado, ela foi montando as bruschettas, adicionando o cupim bovino já desfiado nos pães.  O sal, que, no caso, foi o de parrilla, foi adicionado somente nesse momento, junto com um pouco de chimichurri em alguns e de salsinha fresca em outros. 

Simplesmente divino!

Bate-papo sobre os segredos do fogo

A Ju compartilhou dicas valiosíssimas durante todo o decorrer do episódio, incluindo opções de cortes para esse mesmo tipo de preparo, além do cupim, o calor certo para a ação de maillard e depois para a cocção lenta e muito mais.

Um ponto importante trazido pela Renata é sobre o mito da carne de 2ª, que por muito tempo foi considerada menos nobre devido a preconceitos. 

Sobre isso, a Ju explicou o que mudou nesse cenário. Será que ainda podemos dividir os cortes de carnes como de 1ª ou 2ª?

Assista ao episódio completo e esclareça essa dúvida!

Aproveite para seguir a Santa Massa nas redes sociais e conferir outros episódios do Churrascast, além de conteúdos incríveis como este!

 

Instagram

Facebook

Youtube


Até mais!



Compartilhe esta página