Como não amar o doce de leite? A gente acha praticamente impossível, e não estamos sós. Apreciado especialmente nos países da América Latina, ele é um verdadeiro símbolo de tradição e sabor.
E de tão adorado, ganhou uma data para ser celebrado. Em 11 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Doce de Leite. E para homenageá-lo, preparamos este post especial com diversas curiosidades sobre essa maravilha que encanta por onde passa.
Confira!
O que é o doce de leite?
Ele é uma receita simples, feita a partir da fervura de leite com açúcar, o que resulta em uma textura cremosa e caramelizada. Em alguns casos, a receita pode incluir bicarbonato de sódio, que ajuda a evitar que o doce talhe, garantindo uma consistência lisa e aveludada.
O doce pode variar de consistência, podendo ser pastoso ou sólido. A versão pastosa é bastante utilizada como recheio para bolos, biscoitos e churros, por exemplo, enquanto a sólida pode ser cortada em pedaços e apreciada pura ou acompanhada de outras sobremesas.
Como surgiu a data celebrativa?
A data foi instituída por um centro de promoção da iguaria na Argentina, onde esse doce é considerado patrimônio cultural alimentar e gastronômico.
Mas não é só na Argentina que o doce faz sucesso: no Brasil, ele também é uma tradição, especialmente em estados produtores de leite, como Minas Gerais.
História
A origem exata do doce de leite ainda é incerta, mas, acredita-se que ele tenha surgido durante a expansão da produção de açúcar na América Latina, no século XV.
Uma das histórias mais conhecidas diz que o doce teria sido criado acidentalmente na Argentina, em 1829, em um encontro de políticos na residência do governador argentino Juan Manuel de Rosas. Segundo a lenda, uma funcionária teria esquecido no fogo uma panela de leite e açúcar, e, assim, descobriram o delicioso doce que conhecemos hoje.
Outra versão diz que um doce semelhante, feito com leite de ovelha ou cabra, já existia na Índia antiga, conhecido como “khoya”. Esse doce era consumido como sobremesa e era adoçado com mel, antes mesmo do cultivo da cana-de-açúcar.
Tipos
Embora o doce de leite tenha variações, a receita tradicional é feita com leite e açúcar. No entanto, ao redor do mundo, outras versões foram criadas, adaptando a receita a diferentes gostos e ingredientes locais. Veja abaixo algumas variações populares:
- Doce de leite tradicional: produzido apenas com leite e açúcar, é a receita mais comum no Brasil e outros países da América Latina. A textura varia conforme o tempo de cozimento e o uso de bicarbonato de sódio.
- Dulce de leche: também conhecido como “doce de leite argentino”, é a versão na qual utilizam mais bicarbonato de sódio e também tem um toque de baunilha. Tem uma coloração mais escura e um sabor caramelizado.
- Ambrosia Portuguesa: essa versão portuguesa tem uma textura talhada e granulada. A base da receita é feita de ovos, leite e açúcar e, para deixá-lo talhado, são adicionados suco de limão e canela.
Pão de Doce de Leite Bolinha Santa Massa: uma explosão de sabor
Já experimentou mais essa maravilha da Santa Massa? Se ainda não, não sabe o que está perdendo! O Pão de Doce de Leite Bolinha Santa Massa vem com uma explosão de recheio, um sabor irresistível, e é a sobremesa perfeita para qualquer ocasião, já que, além de delicioso, é muito prático de preparar.
Aqui no nosso blog, você encontra várias receitas combinadas com o Pão de Doce de Leite, como esta de Pão de Doce de Leite Santa Massa com paçoca, ou ainda o Pão de Doce de Leite com queijo coalho na Airfryer.
É só acessar o nosso blog e pesquisar muitas outras opções!
Doce de leite e chef Ju Lima no Churrascast: uma combinação incrível!
E o assunto fica ainda melhor, nos deixando com mais água na boca. Isso porque, na 3ª temporada do ChurrasCast, nossa convidada especial, a talentosa chef Ju Lima, fã declarada desse doce, prepara pratos inusitados com a iguaria.
Logo no 1º episódio, olha só o que ela preparou: um arroz caldoso com fraldinha e toque de doce de leite! Confira o episódio agora mesmo e aprenda como fazer essa receita imperdível.
Gostou deste conteúdo? Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:
Até o próximo post!