O que seria do mundo sem a origem do pão? Sem dúvida não seria o mesmo sem o sabor, o valor e tantos significados deste que é um dos alimentos mais antigos da humanidade. E merecidamente ganhou uma data celebrativa, pois em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Pão.
Que tal mergulhar no universo de história, tradição e sabor do pão, entender a respeito dos tipos mais comuns e ainda saber um pouco mais sobre como surgiram os pães da Santa Massa?
Acompanhe essa saborosa viagem com a gente!
Origem do pão: quando tudo começou?
A origem do pão remonta a milhares de anos, quando os primeiros grãos foram moídos e misturados com água para criar uma massa. Acredita-se que o pão tenha surgido há mais de 6 mil anos, com a descoberta da técnica de fermentação do trigo feita pelos egípcios.
Antes, os grãos eram consumidos de forma crua em forma de uma pasta. Mas, uma das hipóteses defendidas por historiadores é de que, por acidente, essa pasta tenha caído sobre uma pedra quente em algum momento, numa fogueira e, com isso, tenha-se obtido uma massa assada. Que “acidente” mais bem sucedido, não é mesmo?
Com o tempo, a técnica de fermentação foi descoberta, permitindo que o pão crescesse e adquirisse uma textura mais leve. A partir desse momento, o pão se tornou um alimento básico em diversas culturas ao redor do mundo.
O pão no Brasil
A origem do pão em território nacional teria ocorrido com a chegada dos primeiros portugueses, que traziam em suas viagens. Poucos anos depois, deu início aos primeiros plantios de trigo.
Já o processo de panificação foi trazido ao Brasil com os imigrantes italianos. A partir do século 19 a atividade se tornou mais popular e o consumo do pão passou a fazer parte efetiva da cultura do país.
E o pão francês?
A origem do pão francês no Brasil é outra curiosidade interessante. Bem, para começar, se você for à França, não encontrará o pão que aqui chamamos de “francês”. Isso porque, na verdade, nosso famoso pãozinho é uma receita brasileira que foi inspirada na culinária francesa.
No século 20, brasileiros que viajavam para o país europeu conheceram por lá um pão com casca dourada e miolo branco, em forma de baguete, feito de farinha de trigo, água, sal e fermento. No Brasil, tentaram fazer algo semelhante, mas foram adaptando até chegar à forma e sabor que conhecemos hoje. E assim ficou conhecido como “pão francês”.
Tipos de pão
A diversidade do pão é imensa, variando de acordo com ingredientes, métodos de preparo e influências culturais. Confira abaixo alguns dos tipos de pão mais conhecidos aqui no Brasil, além do pão francês.
- Pão Sírio: Também conhecido como pita, o pão sírio é uma iguaria tradicional do Oriente Médio. Ele é fino e costuma ser usado em elaborações de pratos típicos árabes no Brasil.
- Pão de Centeio: Feito a partir da farinha de centeio, ele é muito popular no norte e leste da Europa. Ele é denso e tem um sabor mais forte que o pão de trigo comum. Ele é frequentemente associado a tradições alemãs e russas.
- Baguete: Este pão longo e crocante tem a mesma composição que o pão francês e, em muitos locais, há opções com gergelim adicionado. Ele é muitas vezes usado para fazer os famosos “lanches de metro” em eventos, como aniversários e outras celebrações.
- Pão integral: É feito com farinha que contém o grão inteiro, o que significa que ele é mais rico em fibras e nutrientes do que o pão produzido com farinha refinada. É uma opção popular entre aqueles que buscam uma alimentação mais saudável.
- Pão de queijo: Apesar de ter uma história incerta, foi em Minas Gerais que esse famoso pão se popularizou e, aos poucos, conquistou o Brasil e o mundo. Ele é resultado da mistura do polvilho com queijo, leite e ovos.
- Pão de leite: Feito à base de farinha de trigo, leite, fermento e sal, ele tem uma textura mais fofinha e é muito comum de ser usado em sanduíches com queijos, geleias ou no famoso hot dog.
Origem do pão de alho
Essa é mais uma história saborosa à parte e que teria começado na Itália. E nós já contamos mais detalhes neste nosso post sobre a origem do pão de alho. Não deixe de conferir!
Pães da Santa Massa
Impossível falar da importância da origem do pão sem destacar nossa própria história! Ela começou em 1968, quando nosso fundador, João Alexandre Pereira Filho, inaugurou a padaria Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, no Estado de São Paulo.
Em 1999, nasce a nossa marca Santa Massa. Passamos a fabricar uma grande variedade de produtos, como pães, massas, tortas e assados. Em 2009, o famoso Pão de Alho Santa Massa passou a ser o carro-chefe da empresa e, em 2011, o produto ganhou uma fábrica própria. E assim seguimos crescendo!
Receitas incríveis
Olha, a gente gosta dos mais variados tipos de pão e recomendamos que você experimente todos! Agora, se você quer se surpreender ainda mais, não pode deixar de conferir as inúmeras receitas em nosso blog que utilizam os pães da Santa Massa!
Tem um pouco de tudo e você vai se encantar com as formas de combinar o Pão de Alho, Pão de Cebola, Pão de Doce de Leite e muito mais. Acesse aqui o nosso blog e confira!
Se você gostou das dicas, aproveite também para nos seguir nas redes sociais:
Até o próximo post!
16