Como preparar cada tipo de carne: fraldinha

Tempo de leitura: < 1 minuto

Todo churrasqueiro ou cozinheiro sabe: cada tipo de carne merece o seu preparo especial. Então, para te ajudar, A Santa Massa preparou uma série de postagens onde falaremos sobre qual o tipo de preparo que cada carne merece. Aproveite estas dicas e faça o seu melhor churrasco!

Peça de hoje: fraldinha

Corte: o corte é extraído da ponta carnuda da costela minga, próximo à perna traseira do boi, essencialmente parte do abdômen. Tem uma característica camada de gordura externa, mantendo-se magra no interior.

Utilização: as qualidades da carne podem ser apreciadas no churrasco. Mas é essencial que a temperatura e o tempo de cocção sejam corretos para não ressecá-la. Para uma boa Fraldinha na brasa, a carne não deve estar gelada na hora do preparo. O segredo é assá-la inteira e compactada no espeto para evitar o ressecamento. Na hora de servir, cortá-la na transversal do sentido da fibra.

Curiosidade: conhecida na França como bavette, a Fraldinha foi consagrada no Brasil pelo açougueiro especialista Marcos Bassi, em 1967. A pedido de uma senhora francesa, cliente do seu açougue, ele sempre preparava o corte, até então desconhecido dos brasileiros. Com o tempo, Bassi aperfeiçoou a maneira de preparar a Fraldinha servindo-a no balcão assada, fatiada e posta em sanduíche temperada com vinagrete. A ideia agradou e ganhou fama entre os clientes que passaram a pedir a peça. A adesão foi tamanha que a Fraldinha foi promovida a carne nobre de churrasco, uma exclusividade dos brasileiros.

Compartilhe esta página