Um bom churrasco é sempre sinônimo de alegria, confraternização e sabor. Mas, alguns erros comuns podem tornar essa experiência não tão saborosa quanto você gostaria.
Quer saber quais são os principais deslizes que comprometem o resultado final? Confira os erros mais típicos de churrasco, aprenda a evitá-los e garanta sempre carnes suculentas e acompanhamentos perfeitos em cada evento!
Acompanhe a seguir e fique de olho.
- Exagerar no sal
O sal é essencial, mas o excesso pode ser desastroso, isso porque ele desidrata a peça e, se for deixado por muito tempo em contato com a carne, ela perde líquidos preciosos, comprometendo sua suculência e sabor.
Portanto, a dica é salgar a carne pouco antes de ir para a grelha. E claro, escolha o tipo de sal certo, de acordo com cada objetivo.
- Retirar a gordura da carne antes de assar é um erro
A gordura tem um papel essencial, afinal, ela protege a carne do ressecamento e adiciona sabor. Removê-la antes de assar pode deixar a peça seca e sem graça.
Por isso, deixe a gordura durante o preparo e retire apenas na hora de comer, se desejar. A carne ficará mais suculenta, macia e saborosa.
- Fogo fraco? Nem pensar!
O fogo fraco é um erro clássico que afeta diretamente o resultado do seu churrasco. Para obter uma carne no ponto certo, com aquela crosta deliciosa por fora e macia por dentro, é essencial uma brasa intensa.
Além disso, a alta temperatura é responsável por ativar a reação de maillard, a técnica de selar a carne que, devido a um processo químico, transforma os açúcares e proteínas da carne, criando aquele sabor e aroma irresistíveis.
Inclusive, no 4º episódio da 3ª temporada do Churrascast, a Chef Ju Lima mostra como ela usa esse método para preparar um incrível cupim bovino na brasa.
- Errar a altura da grelha
A altura da grelha influencia diretamente no resultado do churrasco. Se estiver muito próxima da brasa, a carne pode queimar por fora e ficar crua por dentro. Se estiver longe demais, vai demorar e pode secar.
A dica para carnes finas e grelhadas é deixar cerca de 15 cm de distância do fogo. Já para as peças grandes pode ser entre 40 e 60 cm de distância.
- Atenção com a contaminação cruzada
Esse é um erro grave e, infelizmente, muito comum. Usar a mesma tábua ou utensílio para carnes cruas e assadas pode provocar uma contaminação cruzada, ou seja, bactérias presentes na carne crua podem ser transferidas para a carne pronta, causando sérios riscos à saúde.
A solução é simples: tenha pelo menos duas tábuas e dois conjuntos de utensílios. Um para a carne crua e outro para a carne já assada. Assim, a segurança e a saúde de todos será garantida.
Outros erros a serem evitados no churrasco
Em nosso blog já elencamos outros 4 erros na hora de fazer churrasco que você também precisa ficar de olho: virar a carne várias vezes na grelha; exagerar no uso dos temperos; errar no cálculo da quantidade de carne; e realizar os cortes errados. Veja o conteúdo completo para aprender a evitá-los.
Para tornar o seu churrasco inesquecível
Evitar esses erros já é meio caminho andado para um churrasco de sucesso. Mas se você quer arrancar elogios do começo ao fim, aposte nos acompanhamentos certos, como os produtos Santa Massa, feitos com ingredientes frescos e sabores únicos! Com eles, não tem erro e proporcionam a combinação perfeita para elevar o sabor do seu churrasco!
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais:
Até o próximo post!