Vamos falar a verdade: ninguém resiste a um churrascão preparado no capricho. Ele é o cardápio universal da comemoração dos brasileiros e dos almoços de família. No entanto, para o resultado sair do jeito que a gente ama, é preciso considerar uma série de técnicas e cuidados. Calma, pois nós falaremos sobre eles a seguir, trazendo 7 mitos e verdades sobre o churrasco que você precisa conhecer.
Está preparado para mergulhar nesse universo delicioso? Então, fique aqui com a gente e tenha uma excelente leitura!
Em busca do churrasco perfeito
Quem nunca se deparou com uma carne ressecada, com um frango sem tempero ou com um pão de alho queimado durante um churrasco?
Esses são erros típicos de quem ainda está aprendendo a comandar a churrasqueira. Entretanto, conhecendo os mitos e verdades sobre churrasco que falaremos a seguir, dá para fugir tranquilamente dessas falhas.
Prepare o bloco de notas e mãos à obra!
7 mitos e verdades sobre o churrasco
- É preciso lavar a carne antes de colocá-la na churrasqueira.
Mito! Você não precisa e nem deve fazer isso. Apenas se certifique que a carne esteja em boas condições para consumo. Se ela não estiver, não a coloque para assar.
- As carnes com gordura ficam mais suculentas na churrasqueira.
Verdade! Aquela capinha de gordura, como encontramos na picanha e no contrafilé, dão sabor, aroma e deixam o corte irresistível.
- Precisa furar a linguiça quando ela vai para a grelha.
Mito! Aliás, da lista de mitos e verdades sobre o churrasco, esse é o erro mais praticado. Quando você faz isso, além de subir uma enorme quantidade de fumaça, a linguiça perde o sabor e a suculência. Em outras palavras: não fure a linguiça.
- O churrasco é feito com o calor da brasa, e não com o fogo.
Verdade! Mas algumas pessoas ainda pensam o oposto. O fogo alto amarga a carne, enquanto o calor da brasa assa o corte do jeito certo. Aqui você pode ler mais sobre esse assunto!
- Tempero de churrasco é só sal grosso.
Mito! A maioria das carnes pode sim, ser temperadas com sal grosso ou sal de parrilla. No entanto, alguns cortes especiais e as carnes de frango devem ser temperadas de outra maneira. Aqui temos algumas ideias de temperos que podem ser úteis para seu próximo churrasco.
- Churrasco bom é feito com carne de primeira
Mito! Seja com carne de primeira ou com carne de segunda, cada corte tem sua característica, seu sabor. O que faz a diferença é como ele é preparado. Por exemplo: o cupim é uma carne de segunda, que é incrivelmente deliciosa, mas ele demanda horas na churrasqueira para ficar no ponto ideal.
- Carnes feitas com sal grosso devem receber o tempero somente na churrasqueira.
Verdade! Para fecharmos esta lista de mitos e verdades sobre o churrasco, esta é uma dica de ouro. Nunca coloque o sal antes do momento de assar o corte, pois isso pode deixar a carne seca e salgada demais.
E aí? Você já conhecia esses mitos e verdades sobre o churrasco ou encontrou erros que você praticava? Conte nos comentários.
Nos vemos no próximo post!