Conhecer e saber sabor preparar os principais cortes de carne é a fórmula infalível para fazer um bom e tradicional churrasco.
Mas, e que tal surpreender seus convidados e elevar o nível dos seus preparos conhecendo algumas tendências em cortes de carne que estão conquistando os apaixonados por grelha?
Novos cortes e técnicas têm ganhado espaço, proporcionando sabor, suculência e experiências únicas.
Por isso, neste artigo, exploramos algumas dessas principais novidades do mundo do churrasco para que o seu seja um verdadeiro sucesso.
Acompanhe com a gente e já vai se inspirando!
Cortes de carnes alternativos: novos sabores na brasa
Os cortes alternativos estão cada vez mais populares entre os churrasqueiros. Essas opções menos convencionais oferecem uma experiência diferenciada, unindo sabor intenso e textura macia. Entre os destaques estão:
- Bife Denver: o corte é uma novidade criada nos Estados Unidos e é retirado da parte mais macia do acém. Tem sabor marcante e recomenda-se prepará-lo ao ponto ou mal-passado.
- Flat Iron Steak: extremamente macio, é um corte retirado da paleta bovina. Tem sabor acentuado e é ideal para grelhar rapidamente e servir ao ponto ou mal passado.
Carnes maturadas: sabor e maciez elevadas
Carnes maturadas são aquelas que passam por um processo natural de amaciamento, sem nenhum aditivo. A técnica transforma a textura da carne, intensificando sua suculência e realçando seu sabor. Entre os cortes mais procurados, destacam-se:
- Ribeye envelhecido seco: o corte é um bife de costela que passou por um processo de maturação a seco, técnica também conhecida como dry aged. Com um processo de maturação controlado, esse corte ganha um sabor intenso e textura amanteigada.
- Contrafilé (Sirloin): este tradicional corte, rico em textura e sabor profundo, ganha ainda mais suculência e sabor após passar pelo processo de maturação do tipo dry aged.
Cortes especiais para quem busca inovação
Se a ideia é sair do óbvio e testar novos sabores, algumas opções inusitadas são ótimas escolhas e vêm ganhando espaço na churrasqueira.
Experimente novas possibilidades e surpreenda-se:
- T-bone suíno: o corte é retirado da parte central do lombo suíno, combinando na mesma peça lombo e filé-mignon. Ele tem feito sucesso entre os amantes de churrasco com seu formato único e suculência.
- Bananinha: pequeno e alongado, o corte recebe esse nome por lembrar o formato de uma banana e fica bem rente ao osso da costela. Ele é rico em gordura e fica perfeito para espetinhos assados em fogo médio.
- Costela prime rib: Saboroso e marmorizado, o corte é serrado no sentido transversal, seguindo o sentido dos ossos da costela, que são limpos depois de fatiados. Essa costela é perfeita para assar lentamente e conquistar todos os paladares.
- Peito de frango com osso: ainda não sabe como deixar um peito de frango suculento na brasa, sem ressecar? Esse corte pode ajudar! Isso porque manter o osso ajuda a preservar mais sabor e suculência, por manter mais a umidade, garantindo uma carne bem mais macia.
- Peixinho bovino: também conhecido como petit tender, é um corte retirado da paleta e tem o formato parecido com o filé-mignon. É uma carne magra, porém, bem macia e saborosa.
- Ponta de peito: rico em gordura e tecido conjuntivo, o corte, que também pode ser chamado de granito, é retirado na parte superior do lombo. É magra, versátil e, na grelha, vale a pena experimentar assando lentamente ou casqueirado.
- Picanha de cordeiro: o corte tem um sabor bem marcante. É retirado da parte traseira do animal, próximo à anca, e tem um excelente marmoreio. É ideal para grelhar na churrasqueira ou assada no forno.
Vale lembrar que tão importante quanto a escolha da carne é a forma como você irá cortá-la para o seu churrasco. Neste conteúdo do nosso blog você encontrará ótimas dicas para não errar nessa etapa fundamental.
Escolha o corte ideal para seu churrasco
Conhecer as tendências em cortes de carne é sempre uma ótima estratégia para quem quer inovar na grelha. Além disso, ao conferir a infinidade de tipos de cortes para explorar, você também tem muito mais opções de carnes para escolher de acordo com os mais variados gostos, necessidades e bolsos, sem abrir mão da qualidade.
Aproveite essas tendências e transforme seu churrasco em uma inesquecível experiência gastronômica!
Gostou desse conteúdo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais:
Até o próximo post!