Os melhores legumes e vegetais para grelhar

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é porque todo churrasco tradicional é feito com carnes que não pode ter espaço para aquele seu amigo vegetariano, concorda? Legumes e vegetais na churrasqueira são ótimas opções para quem não come carne e, inclusive, são também excelentes acompanhamentos.

Ficou interessado no assunto? Veja, logo abaixo, algumas opções e modos de preparo de legumes e vegetais para grelhar. Boa leitura e bom apetite!

[rock-convert-pdf id=”1886″]

Milho

Coloque o milho verde com casca na grelha durante 15 ou 20 minutos, até que os grãos fiquem perfeitamente dourados. Vire-os a cada 5 minutos para que assem por igual. Se alguns grãos ficarem queimados e, a maioria, marrons, você fez um bom trabalho. Se retirar a casca do milho, asse pela metade do tempo indicado.

Cogumelos

Os cogumelos pequenos devem ser colocados em espetos. Unte-os com óleo antes de assar. Cozinhe entre 15 e 20 minutos ou até que estejam dourados e macios.

Pimentões

Os pimentões fazem os espetos ficarem coloridos e são maravilhosos para assar. Corte-os ao meio, tire as sementes e cozinhe em fogo alto entre 10 e 15 minutos. A pele deve ficar escura e com bolhas. Podem ser usados os pimentões vermelhos, amarelos, verdes e laranjas. Todos ficam muito saborosos.

Cebolas

Você pode descascar as cebolas e cortá-las em rodelas ou ao meio, preservando a casca. Unte as cebolas com óleo, azeite ou manteiga e asse em fogo alto, virando uma única vez. Elas ficam prontas em 15 minutos, quando estiverem bem douradas.

Tomates

Compre os tomates um pouco mais verdes. Assim, quando colocá-los na grelha, não vão se desmanchar. Corte em fatias, pela metade ou coloque-os em um espeto.

Batata

Antes de colocar as batatas na grelha, você deve cozinhá-las com sal. Depois, corte-as em rodelas grossas, unte com óleo, azeite ou manteiga e coloque no fogo. Asse entre 15 e 20 minutos, virando várias vezes. A tendência é se formar uma crostinha super saborosa e a batata ficar macia por dentro.

Aspargos

Lave os aspargos um por um e corte por volta de 3 centímetros da parte inferior de cada aspargo para retirar os extremos brancos e duros. Tempere-os com sal, azeite (ou manteiga derretida) e pimenta-do-reino. Coloque na churrasqueira de modo que os talos não fiquem diretamente expostos ao fogo direto. Deixe assar por 4 minutos de cada lado, retire e sirva.

Berinjela

Corte a berinjela no sentido do comprimento em fatias de 1 cm de espessura e tempere com sal e azeite. Coloque as fatias na churrasqueira em fogo baixo por 10 minutos. Vire na metade do tempo para que grelhem por igual. Quando estiverem douradas já pode retirar e servir.

Abobrinha

Corte a abobrinha no sentido longitudinal e quadricule a polpa para que os temperos entrem por todo o vegetal. Tempere com azeite, sal, orégano e pimenta-do-reino branca. Coloque em uma grelha e leve à churrasqueira em fogo médio.

Quando estiverem douradas, retire e sirva com fatias de pão de alho. Não se esqueça que o fogo muito forte doura por fora e não assa por dentro.

Brócolis

Tempere os brócolis com sal e um fio de azeite. Acomode-os em uma cestinha de papel alumínio e leve à churrasqueira em fogo leve por cerca de 20 minutos, virando de 5 em 5 minutos. Quando estiver cozido, retire da churrasqueira e regue com azeite.

Couve-flor

O procedimento é o mesmo do brócolis. Tempere com sal e azeite e leve ao fogo brando por 20 minutos, virando sempre para dourar e cozinhar por igual. Quando estiver cozido (verifique enfiando um garfo), retire e coloque um pouco de shoyu para servir.

Palmito pupunha

Enrole o palmito pupunha no papel alumínio em 3 voltas. Leve à churrasqueira em fogo médio, sendo que o palmito deve ficar a uma altura de 40 centímetros do fogo. Demora cerca de 1 hora e 20 minutos para assar e você deve virar a cada 20 minutos.

Retire o papel, corte o palmito ao meio e tempere com azeite, sal e pimenta do reino. Volte com o palmito para a churrasqueira, com a casca para cima, e deixe dourar. Quando estiver dourado, retire e jogue cheiro verde por cima. Fica uma delícia!

Viu só como dá para fazer churrasco sem ser só de carne? Vale lembrar que é essencial investir em temperos variados, para ressaltar o sabor e facilitar o cozimento dos vegetais na churrasqueira. Além disso, os acompanhamentos também fazem toda a diferença em um churrasco vegetariano.

Gostou do conteúdo? Siga agora mesmo nossas redes sociais para não perder os posts e ficar por dentro de tudo! Estamos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.

Compartilhe esta página