O que é e como funciona uma churrasqueira de fogão?

Tempo de leitura: 2 minutos

Para quem quer praticidade e rapidez, a churrasqueira de fogão é a opção certa e uma excelente pedida em relação ao custo-benefício. Não faz muita bagunça, não ocupa espaço, não solta fumaça e ainda é ideal para quem mora em apartamentos ou pequenas residências.

Neste artigo, você vai saber como funciona a churrasqueira de fogão, quais são os seus principais tipos e qual a importância de manter alguns cuidados para garantir a qualidade do churrasco. Acompanhe!

Entenda como funciona uma churrasqueira de fogão

As churrasqueiras de fogão se parecem com panelas redondas, contudo elas têm uma base para colocar água, uma grelha para coloca os ingredientes, um buraco no meio e uma tampa.

Quase todos os tipos são feitos em alumínio, mudando somente o acabamento, já que alguns modelos têm revestimento antiaderente. A grelha se parece com a usada nas churrasqueiras tradicionais, mas há opções que são fechadas no meio com aberturas laterais para passar o calor para o alimento.

A tampa pode ser de alumínio ou com visor de vidro. O tamanho da churrasqueira de fogão varia ente 28 e 33 centímetros, embora a maioria tenha mesmo é 30 centímetros de diâmetro.

Use apenas os equipamentos adequados e garanta o pré-aquecimento

Primeiramente, para que o churrasco fique perfeito é necessário pré-aquecer a churrasqueira. Em fogo médio, deixe que ela se aqueça por cerca de 10 minutos antes de colocar as carnes. Isso vai garantir a temperatura ideal para dourar a carne por fora e manter e suculência em seu interior.

Também é muito importante usar os utensílios adequados para manusear as carnes e os legumes. Existem pinças e espátulas próprias para manipular os ingredientes dentro da churrasqueira, garantindo a segurança de quem está preparando o churrasco.

Tenha atenção ao corte, tipo de carne e tempo de cozimento

Na churrasqueira de fogão é possível fazer diversos tipos de cortes de carne (bovino, suíno, frango, peixe) e até legumes! A grande vantagem é que toda a gordura cai na água que fica no compartimento debaixo da grelha. Além de facilitar a limpeza, isso faz com que todos os preparos fiquem mais saudáveis.

A tampa serve para fazer com que o ar quente circule de maneira uniforme dentro da churrasqueira, além de impedir a saída de fumaça no ambiente.

É preciso ter atenção ao corte, ao tipo de carne e tempo de cozimento, pois cada alimento tem características próprias. A carne bovina é mais dura, por isso, a sugestão é cortar os bifes mais finos. Já o peixe tem tempo de cozimento muito baixo, rapidinho fica pronto. Pode ser feito em filés ou em postas.

Os legumes também variam bastante quanto ao tempo de preparo. Por isso, para saber se estão prontos, é só espetar um garfo e verificar se ele sai facilmente.

Com as dicas apresentadas neste artigo, a churrasqueira de fogão vai fazer sucesso na sua casa, especialmente em reuniões de amigos e familiares.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para seguir nossas redes sociais e não perder as novidades! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Compartilhe esta página