Você já ouviu por aí que preparar o churrasco é uma verdadeira arte? Essa é uma afirmação que faz muito sentido, pois, para ter um assado suculento e cheio de sabor, é preciso considerar uma série de detalhes que devem estar presentes desde a escolha dos ingredientes, até a hora de servir.
Pode parecer exagero, mas são esses pequenos cuidados que farão toda a diferença no resultado do seu preparo.
Ao invés de te ensinar o passo a passo da refeição, viemos aqui dizer o que não fazer na hora de preparar o churrasco. Assim, você foge dos erros e aprimora sua técnica.
Fique de olho no conteúdo que preparamos para você e anote as dicas. Que sua leitura seja excelente!
- Tentar acender a churrasqueira com carvão úmido.
Uma coisa é fato: o fogo não vai pegar e você não terá a brasa que tanto precisa. Por isso, é preciso armazenar o carvão em um local totalmente seco, evitando qualquer tipo de contato com água.
- Esquecer dos acompanhamentos.
Um erro clássico na hora de preparar o churrasco é esquecer dos acompanhamentos. As pessoas esperam pelo pão de alho Santa Massa, vinagrete, salada de maionese e, é claro, pela farofa Santa Massa.
Por isso, se certificar do preparo dos acompanhamentos é fundamental. E, aqui, temos dicas incríveis para você caprichar nesta etapa.
- Comprar as carnes e demais ingredientes muito antes da data.
Quanto mais fresquinhos os ingredientes, mais gostoso vai ficar o seu churrasco. Por isso, se você puder deixar para providenciar na véspera ou antevéspera a sua lista de compras, melhor.
- Errar na quantidade de comida e bebida.
Tanto para mais quanto para menos, errar na quantidade de comida e bebida é uma falha comum na hora de preparar o churrasco.
Existe um cálculo que pode ajudá-lo a acertar com facilidade e, aqui, você pode conferir essa dica.
- Colocar o sal grosso na carne com antecedência.
Alguns cortes de carnes devem ser preparados horas antes do churrasco, como é o caso da Costela Bovina, assim como as partes do frango. Aqui, você confere um guia prático de como preparar frango para churrasco.
No entanto, as carnes temperadas somente com sal grosso devem receber a especiaria na hora que forem para a churrasqueira.
Caso contrário, seu churrasco tem grandes chances de ficar ressecado.
- Ficar mexendo na carne enquanto ela assa.
A regra é clara: deixe a carne assar tranquilamente na churrasqueira. Conforme você mexe na peça, ela pode ir perdendo sua suculência e sabor. Por isso, na hora de preparar o churrasco, respeite o tempo de cozimento e deixe-a assar.
O mesmo vale para a linguiça, que não deve ser furada enquanto estiver na churrasqueira.
- Errar a altura da grelha.
Quem é que nunca errou na altura da grelha na hora de preparar o churrasco? Existe uma regrinha básica que pode ajudar você a escolher a distância ideal:
- Cortes grelhados ou somente selados precisam estar a 15 centímetros do fogo;
- Cortes maiores, que levam mais tempo para ser assados, devem estar de 40 a 60 centímetros do fogo.
E, para finalizarmos essa lista, indicamos que você leia este post que dá dicas de como preparar um churrasco perfeito.
Agora, mãos à obra! Que tal marcar seu próximo encontro para preparar um churrasco de primeira? Depois, conte para nós como foi o resultado!