A escolha entre espeto ou grelha deve ficar a cargo do assador ou churrasqueiro, e dependerá também dos formatos de carne e a facilidade para assar cada um deles. Confira as diferenças entre os dois e escolha o que preferir:
GRELHA: muitos churrasqueiros preferem a grelha, argumentando que assim a carne é assada por inteiro não perde o suco, pois não é furada pelo espeto. A grelha permite que se trabalhe com vários tipos de carnes ao mesmo tempo, além de outros complementos como queijo provolone, pimentão, linguiças, tomates, cebola, morcilha, etc. As carnes mais indicadas para a grelha são a picanha, a maminha, o assado de tira (tiras muito finas de costela), linguiças, salsichões, chuleta, vazio ou fraldinha e o filé mignon.
Dica: comece a grelhar a carne na parte mais quente da churrasqueira, tostando-a bem de um lado, e posteriormente vire a carne do outro lado para tostar. Depois, coloque a carne numa parte com calor menos intenso, para que ela asse até chegar no ponto desejado. Pergunte a seus convidados qual o ponto de carne que eles desejam, pois este será um fator fundamental no sucesso de seu churrasco!
ESPETO: Para assar seu churrasco usando espetos, a dica é comprar os de aço inoxidável, que apesar de mais caros que os comuns, são de melhor qualidade. Por não serem rugosos, eles são mais fáceis de limpar, mais duráveis e não soltam resíduos metálicos na carne. Escolha espetos de comprimento adequado à sua churrasqueira. Isto é muito importante, pois você evita se queimar na empunhadura do espeto e os espetos não cairão dentro da churrasqueira, o que poderá acontecer se eles forem muito curtos.
Bom churrasco!