Imagine fazer o que você mais gosta e, de quebra, ainda turbinar seus ganhos mensais com isso. Pois é… essa foi a solução encontrada por muitas pessoas desde que a COVID-19 pegou todos nós de surpresa. Do pão de fermentação natural às massas artesanais, doces, geleias e muito mais, na pandemia só não ficou na mão quem soube ser inventivo. Fazer churrasco faz parte dessa lista e, convenhamos, se você é mestre na arte de assar uma carninha, por que não transformá-la em um negócio?
Só é preciso pensar com clareza e se planejar para que seu empreendimento decole. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas importantíssimas que você deve levar em consideração antes de lucrar com o seu hobby. Confira a seguir!
1. Entenda se seu momento atual é propício para a abertura de um negócio
Saber exatamente o momento que você está atravessando é crucial para evitar que surpresas negativas apareçam logo no início. Por isso, tenha em mente que pode levar um certo tempo para que seu novo negócio comece é gerar a mesma renda que você já possui. O ideal é construir uma reserva de emergência e, se possível, tentar manter as duas ocupações em conjunto até que o churrasco comece a gerar frutos.
2. Monte um modelo de negócios
Em um mundo de possibilidades, a escolha por um modelo de negócio é o que dará forma ao que sua empresa de fato será. Então, pesquise a fundo e decida por aquele com o qual você mais se identifica. Mas claro que, se você tiver uma ideia inovadora, nada te impede de criar um formato e lançá-lo no mercado.
3. Planeje todos os detalhes
O planejamento é uma das etapas mais importantes para que seu negócio possa dar certo. Sem ele, você pode acabar se perdendo pelo caminho e deixar de atingir seus objetivos! Entenda como o mercado funciona, mapeie a concorrência e verifique os preços praticados. Trace uma rota bem definida de cada passo a ser dado para alcançar o sucesso e reveja-a constantemente.
4. Foco na qualidade dos produtos
Para que sua empresa se torne referência, principalmente no mercado de alimentos, a qualidade dos produtos fornecidos tem que ser máxima. Não dá para ficar no meio termo neste quesito! Por isso, saiba onde encontrar carnes de primeira pelo melhor custo-benefício e não erre na hora de escolher os acompanhamentos perfeitos (disso, inclusive, a gente entende). Na Santa Massa, trabalhamos com o que há de melhor: pães de alho crocantes por fora, macios por dentro, mega recheados e farofa com cebola douradinha, textura perfeita e ingredientes selecionados… os dois nas versões tradicional e picante, além de outras delícias que você e seus clientes vão adorar.
5. Divulgue e comece a vender
Com tudo pronto, agora é hora de divulgar e começar a vender! Neste momento, não subestime o boca a boca, espalhe a novidade para a família e os amigos o quanto antes. As redes sociais serão suas maiores aliadas durante esse percurso, portanto, comece a anunciar seus produtos por lá e publique nas plataformas constantemente.
Agora que você já sabe alguns passos iniciais para começar seu negócio no mundo do churrasco, que tal tirar seu plano do papel? Só não se esqueça de conhecer e se surpreender com toda linha de produtos Santa Massa!