Você sabia que o jeito de cortar a carne pode mudar totalmente sua textura e suculência? Dá pra deixar um corte macio totalmente duro errando nessa etapa. Por isso, nós vamos dividir o nosso conhecimento para que você possa fazer o corte da maneira mais adequada.
Quer conferir?
Chegue mais e sinta-se em casa!
Leia também: aprenda aqui como fazer um delicioso molho ranch
Tudo começa pelo sentido certo
Para começarmos esta leitura, vamos esclarecer algo importante: você precisa cortar a carne sempre no sentido contrário às fibras.
É preciso ter muita atenção a esse detalhe, pois isso garante melhorar a textura, a maciez e a experiência geral ao degustar aquele corte.
Ao contrário, certamente você sentirá desconforto na hora de mastigar, pois a carne estará mais dura e menos tenra.
Do mesmo modo, quando você for fatiar a carne crua a regra é a mesma, já que esse rompimento impede que a carne encolha na hora de cozinhá-la.
Mãos à obra: uma receita deliciosa para o próximo final de semana!
Como identificar as fibras da carne?
Então, agora que você já entendeu que é necessário cortar a carne em sentido contrário, chegou a hora de aprender a identificar a direção das famosas fibras.
Existem algumas técnicas que podem ajudar você nessa etapa e, a seguir, falaremos sobre cada uma delas!
Antes de começar a cortar, observe a superfície da carne. Geralmente, você pode ver linhas ou padrões que se parecem com listras. Essas listras indicam a direção das fibras musculares.
Ainda assim, se você sentir dificuldade, passe a mão suavemente sobre a peça. Você pode sentir uma textura ligeiramente diferente ao tocar a carne na direção das fibras, em comparação com a direção oposta.
Para se ter uma ideia, no sentido das fibras, a carne geralmente parece mais suave e macia, enquanto na direção contrária, pode parecer mais áspera.
Por fim, você também pode usar a técnica do polegar na hora de cortar a carne, aplicando uma leve pressão sobre ela.
Se a carne começar a se separar em fibras ou se desfiar na direção em que você está pressionando, você está cortando na direção correta das fibras.
Mas fique tranquilo, com o tempo e a prática, você desenvolverá um olhar mais aguçado para identificar a direção correta do corte da carne.
Dicas extras para cortar a carne e ter uma excelente experiência!
Definitivamente, encontrar a fibra da carne para cortá-la contra sua direção muda tudo na forma de degustar seu sabor.
No entanto, não é somente esse cuidado que você deve tomar! Por último, então, destacamos a importância de você escolher uma faca certa e muito bem afiada.
Entenda aqui o que tira o fio da faca!
Além disso, mantenha uma pegada firme na faca, com os dedos enrolados em torno do cabo e o polegar apoiando a lâmina. Pode ter certeza que isso proporcionará mais controle durante o corte.
Lembre-se também de usar uma tábua, preferencialmente de madeira, para realizar essa tarefa. Além disso, atente-se ao ângulo correto: carnes grelhadas, assadas ou cozidas cortadas dessa maneira criam fatias mais amplas e expõem mais da textura e suculência da carne.
Se ficar com dúvidas de como cortar a carne, assista a tutoriais em vídeo ou aulas de culinária para aprender técnicas específicas.
E, para concluirmos, aqui vai algo importante: essa regra não se aplica a todos os tipos de carne. Algumas carnes, como peixes mais macios, podem ser cortadas em qualquer direção sem grandes diferenças na textura.
E aí, você já sabia disso? Aproveite para marcar um amigo no comentário que precisa saber dessas informações! E siga também a Santa Massa nas redes sociais para conferir outros conteúdos de relevância como este.