Como preparar cada tipo de carne: bisteca / chuleta

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo churrasqueiro ou cozinheiro sabe: cada tipo de carne requer um determinado tratamento e tem o seu preparo especial. Neste post, vamos nos aprofundar em um corte chamado de chuleta, também conhecido como bisteca e carré.

Basicamente, a chuleta é o bife de contrafilé com osso encontrado em bovinos, suínos e ovinos. É encontrada na parte superior das rés e é considerada uma carne nobre, perfeita para churrasco, assada ou feita na chapa.

Ficou interessado? Continue conosco neste artigo e seja o protagonista em seu churrasco com a ajuda desse corte delicioso.

[rock-convert-pdf id=”1710″]

A chuleta

Graças ao osso e à capa de gordura que envolve cada fatia, a carne se mantém macia e suculenta após o cozimento. No miolo arredondado fica uma polpa de carne nobre entremeada por gordura amarelo-clara.

Sua suculência e presença de gordura garante uma versatilidade no modo de preparo. Com essas características, é possível fazer como churrasco, assado ou mesmo na chapa. Cada preparo, claro, depreende um certo cuidado para manter maciez e umidade.

Churrasco de chuleta

Para a chuleta bovina a ser assada na grelha da churrasqueira, nós recomendamos prestar atenção sempre ao ponto. Uma carne ao ponto apresenta um crosta dourada e um tom rosado no meio. Assim, ela mantém suculência e maciez.

Para garantir o ponto correto o primeiro passo é manter o calor em uma grelha bastante aquecida antes de pousar a peça. Uma vez na grelha evite virar muitas vezes a carne. Para que crie crosta, dependendo da espessura, o ideal é que a peça fique de 2 a 4 minutos de cada lado.

Oriente-se pela cor dourada dos dois lados. Busque temperar apenas com sal grosso e sirva com um acompanhamento ácido e/ou adocicado — uma ótima opção seria uma vinagrete de tomates, pimentões, cebola roxa, coentro e suco de laranja.

Chuleta Assada

Esse corte pode se beneficiar muito de um molho de sabor marcante que ajude a agregar variações e harmonizações ao paladar. Uma ótima pedida é assar a chuleta com cerveja, clara ou escura. Para uma receita com cerveja clara, você vai precisar de:

  • 4 bistecas bovinas;
  • 1 lata de cerveja lager ou pilsen;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Em uma forma salpique o sal e a pimenta a gosto. Logo em seguida despeje metade da lata de cerveja até cobrir os cortes. Leve ao forno a 200ºC por 20 minutos. Após esse intervalo, vire as peças de chuleta, despeje o resto da cerveja e deixe por mais 20 minutos. Sirva com um purê de inhame, batata ou abóbora.

Chuleta na chapa

A chuleta de porco também tem seu lugar e vai muito bem com temperos e acompanhamentos agridoces e ácidos. O melhor de todos esses mundos está em prepará-la com laranja. Separe:

  • 4 bistecas de porco;
  • Suco de 2 laranjas;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • Pimenta do reino e sal a gosto;

Para um melhor resultado, deixe a receita marinando no suco de uma laranja, junto com a pimenta do reino e os alhos. Se for feita no momento de preparo, deixe marinando por uma ou duas horas e já tempere com sal. Uma marinada de 12 horas retém muito do sabor dos ingredientes, mas evite salgar previamente se esse for o caso, coloque sal apenas na hora do preparo.

Leve à chapa bem quente com manteiga ou azeite de oliva e deixe selar por 2 minutos. Vire e deixe por mais dois minutos. Despeje o resto de suco de laranja e deixe reduzir até o caldo estar espesso. Você pode selar o corte junto de aspargos, cebola ou pimentões amarelos e vermelhos, e voilà!

A chuleta é um corte delicioso e perfeito para vários tipos de preparo. Fuja do óbvio e aproveite as milhares de possibilidades de receitas com essa deliciosa proteína. Experimente também os cortes de diferentes animais, cada um tem seu sabor particular.

Gostou deste conteúdo? Então assine nossa newsletter e acompanhe mais conteúdo como este. Será sempre um prazer estar com você. Até a próxima!

Compartilhe esta página