Marcou o encontro com os amigos, precisa levar seu kit churras e não faz ideia de como pedir sua carne para churrasco no açougue? Fique tranquilo!
Assim como você, outras pessoas também têm essa dúvida e, pensando nisso, preparamos um passo a passo de como realizar essa tarefa de forma simples.
Quer conferir? Então, veja este post que preparamos para você!
Quais são as melhores carnes para churrasco?
Carne suína
Antes de mais nada, vale a pena esclarecer: existe uma variedade enorme de carnes ideais para serem assadas na churrasqueira, e elas podem ser bovinas, suínas e de frango.
Se você optar por levar uma linguiça, por exemplo, a tarefa é mais simples. Basta escolher uma linguiça toscana de qualidade, ou então você pode comprar uma linguiça artesanal de um lugar de confiança.
Confira aqui uma receita de picanha suína para você arrasar no churrasco.
Carne de frango
Agora, se o corte for de frango, é preciso comprá-lo com antecedência para que na hora do churrasco ele já esteja devidamente temperado.
Veja aqui como temperar frango para churrasco.
Carne bovina
Por fim, chegamos à carne bovina. Essa, em especial, requer alguns cuidados e nós falaremos sobre eles nas linhas a seguir!
Carne para churrasco: escolhendo cortes bovinos
Chegou a hora de escolhermos os cortes bovinos para montarmos o nosso kit churras e aí perguntamos: qual carne para churrasco você prefere?
Em linhas gerais, os cortes mais apreciados pelos apaixonados por churrasco são a picanha, alcatra, maminha, fraldinha, contrafilé, costela e cupim.
Cada uma delas tem a sua essência, o seu sabor, mas todas elas ficam deliciosas quando são bem preparadas.
Portanto, quando falamos em tipos de carne, de forma resumida, esses são os melhores cortes para fazer na churrasqueira.
Conheça as 7 melhores carnes para churrasco.
E como a carne deve estar na hora de comprá-la?
Por fim, chegamos ao ponto mais esperado deste post: como a carne tem que estar no açougue para você poder comprá-la?
O mais importante é que sua carne esteja fresquinha, macia, com o ponto certo de gordura e ideal para consumo.
Para começarmos, vamos falar sobre a maciez da carne. Aperte-a com o dedo sob a peça e verifique se a depressão que se formou volta rapidamente ao normal. Se isso acontecer, a carne não está macia. Se ela demorar mais para voltar, está no ponto certo.
Em sequência, para saber se ela está fresquinha, verifique se ela está em um tom vermelho vivo e com a gordura branca. Caso contrário, a sua carne para churrasco estará envelhecida.
Como pedir a carne para churrasco no açougue
Enfim, após verificar esses pontos que listamos acima, chegou a hora de especificar como você quer seus cortes para o kit churras.
Na maioria das vezes, o açougueiro tem conhecimento para fazer essa função. Mas vale orientá-lo, por exemplo, que os bifes devem ser grossos, com cerca de um dedo e meio de espessura.
Já a picanha, por sua vez, não pode estar em peças com mais de 1,5 kg, pois se isso acontecer pode ter parte de coxão duro na mesma peça.
É preciso que ela tenha uma capa de gordura e também veias de gordura ao longo da peça, pois isso mostra que ela é ideal para seu kit churras.
Nossa recomendação é que você escolha sua peça seguindo essa especificação e somente depois peça para o açougueiro cortar os bifes para você.
Por fim, para fechar a compra do seu kit churras, lembre-se também de comprar algum item para acompanhamento, como um delicioso Pão de Alho Santa Massa ou uma Farofa Santa Massa.
Se você preferir, veja aqui como levar espetinhos no seu kit churras.
Anotou as dicas? Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:
Nos vemos no próximo post!