Quer fazer um churrasco barato, sem abrir mão da qualidade? É claro que isso é possível!
Economizar no churras tem muito mais a ver com escolhas inteligentes e uso das técnicas certas do que apenas escolher carnes mais em conta. E nós estamos aqui para te ajudar nesse planejamento.
Por isso, se pretende reunir a família e amigos para curtir um bom churrasco dispondo de um orçamento mais enxuto, já vai salvando este post para seguir as melhores dicas.
Confira!
Churrasco barato pede um bom planejamento
Quem nunca decidiu fazer um churrasco com os amigos de última hora, na maior euforia e empolgação, sem nenhum planejamento?
Momentos como esse costumam render boas memórias e divertidas histórias para contar, mas também são onde podemos extravasar gastos não programados.
Por isso, na hora de economizar, invista em um bom planejamento, começando com a definição de pessoas que irão participar, o que será servido e a quantidade de comida para que a compra seja a mais assertiva possível, sem desperdícios.
Preferências dos seus convidados
Com a quantidade de pessoas definidas, é hora de levantar as principais preferências dos seus convidados. Pode parecer exagero, mas isso faz a maior diferença para promover um churrasco barato e com cardápio certeiro para todos os gostos.
Tem gente que prefere comer um determinado tipo de carne e não comer de outra. Por exemplo, alguém que adora cortes de frango e já não é muito interessado por cortes suínos, ou quem consome apenas cortes bovinos.
Além disso, tem pessoas que preferem mais os acompanhamentos do que as carnes, assim como aquelas que definitivamente não consomem nenhum tipo de proteína animal, como os vegetarianos.
Sabendo tudo isso, você já sabe como calcular melhor o que precisa comprar, otimizando os custos e agradando a todos os públicos.
Planejando os gastos
Calcular os gastos é fundamental para garantir o seu churrasco barato, pois ajudará a comprar o que é realmente necessário, evitando desperdícios.
Veja abaixo um cálculo médio de cada item para um churrasco econômico que pode ser útil no seu planejamento.
Carnes
- Para churrascos de curta duração, o recomendado é de 350 g a 400 g de carne por pessoa.
- Para eventos de longa duração, o ideal é de 700 g a 800 g de carne por pessoa.
- Para crianças, divida esses valores pela metade.
Carvão:
- Para cada quilo de carne assada, considere 1 kg a 1,5 kg de carvão.
Acompanhamentos
No caso de acompanhamentos, como arroz, maionese, vinagrete e outros, o cálculo mais indicado seria:
- 200 g por pessoa para eventos de curta duração.
- 600 g por pessoa para eventos de longa duração.
Já para servir o pão de alho, como o irresistível Pão de Alho Santa Massa, o ideal mesmo seria servir à vontade!
Mas, se não tem jeito mesmo e você precisa otimizar os custos, uma dica é garantir pelo menos 1 pão inteiro por pessoa em um churrasco de curta duração e 2 para um de maior duração. Lembrando que você pode variar entre o Pão de Alho Tradicional, Bolinha ou Picante e também o Pão de Cebola Santa Massa.
Bebidas
Para eventos de curta duração
- Cerveja: 1 e ½ litro ou por pessoa
- Refrigerante: 1 litro por pessoa
- Água: ½ litro por pessoa
Eventos de longa duração
- Cerveja: 2 litros por pessoa
- Refrigerante: 1 litro por pessoa
- Água: 1 litro por pessoa
Deixe o carvão “quieto”
Você sabia que ficar mexendo no carvão o tempo inteiro faz com que ele queime mais rápido? O recomendado é mexer somente quando ele estiver com bastante cinza. Portanto, garantir um churrasco barato também depende da sua administração do uso de carvão.
Opções de carnes para um churrasco barato
Nós já falamos, mas vale repetir: é possível economizar no churrasco sem abrir mão da qualidade, o que também significa optar por carnes com preço um pouco mais em conta e que não perdem nada em sabor!
Abaixo reunimos algumas delas e que fazem o maior o sucesso:
- Fraldinha: de sabor suave e pouca gordura, ela não costuma estar exatamente entre as opções mais baratas do açougue, mas custa menos que as principais, como a picanha. É uma carne extremamente macia e fácil de fazer. Só lembre-se de não assar demais, pois fica bem dura quando bem passada.
- Acém: provavelmente você a conhece como uma opção para ensopados, como carne de panela, mas já experimentou no churrasco? É isso mesmo, saber cortar os pedaços contra a fibra e você terá uma carne deliciosa para ser grelhada.
- Linguiça: um clássico dos churrascos, ela é sempre uma aposta certa de proteína saborosa, prática de fazer e com preço mais reduzido. São muitas opções para você experimentar. Mas, assim como qualquer proteína, lembre-se sempre de comprar as de boa qualidade e de lugares de confiança.
- Peixinho: a carne, também conhecida como filé-mignon “fake”, é um corte extraído da paleta do boi, tem uma textura mais fina e é bastante saborosa. Na hora de servir, prefira cortá-la em fatias mais finas.
- Miolo da paleta: mesmo sendo um corte dianteiro, é uma carne muito macia e também saborosa para ir para a grelha. Uma dica é sempre retirar antes o nervo
que percorre toda a peça.
Em nosso blog temos mais dicas de carne boa e barata para churrasco que vale a pena você conferir e experimentar.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais:
Até o próximo post!