Churrasco alemão: diferenças culturais e de sabor

Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de um longo e rigoroso inverno europeu, enfim chega o verão, quando os churrascos na Europa acontecem em grande escala. Os dias do verão europeu costumam ser mais longos, com o sol se pondo por volta das 21 horas, fazendo com que as confraternizações entre amigos sejam mais longas também. Essas são condições ideais para curtir um bom churrasco.

O churrasco alemão tradicional tem como característica uma enorme variedade de salsichas, legumes e a utilização de churrasqueiras elétricas. Seu preparo tem como pratos principais saladas, salsichas e espetos vegetarianos. Além disso, tem como marca a pontualidade, ou seja, se o churrasco foi marcado às 19 horas, todos os convidados estarão lá nesse horário.

[rock-convert-pdf id=”3653″]

Neste post, você conhecerá um pouco mais do churrasco alemão e da diferença para o churrasco brasileiro. Acompanhe a leitura e conheça!

As diferenças do churrasco alemão para o brasileiro

Os alemães utilizam, para o churrasco, uma churrasqueira elétrica, para evitar importunar a vizinhança com a fumaça que as churrasqueiras movidas a carvão produzem, o que faz com a carne tenha um sabor diferente da brasileira, pois a churrasqueira a carvão traz uma maior suculência no preparo da carne.

Como já mencionamos, os alemães são extremamente pontuais para começar seu churrasco. Todos sempre chegam rigorosamente na hora marcada. Já no Brasil, o costume é diferente: o churrasco é marcado para às 18 horas, e a maioria dos convidados chega às 20 horas, por exemplo.

No Brasil, geralmente, levamos grelha, maminha, fraldinha, asinha de frango e linguiça, enquanto os alemães começam pela grelha, batata e pelo espetinho de champion. O prato principal também chama a atenção, pois dificilmente você encontrará em um churrasco alemão a tão tradicional picanha, considerada carro chefe das churrascadas brasileiras. O prato principal do churrasco na Alemanha é a tradicional salsicha, além de vegetais, carne de porco, peito de peru e hamburguer.

Como destacamos, o churrasco brasileiro é composto por uma variedade gigantesca de carne bovina, enquanto o alemão tem mais familiaridade com os vegetais e a carne suína.

Os acompanhamentos do churrasco alemão

Os alemães são apaixonados por uma boa salada. Por isso, os acompanhamentos mais tradicionais na refeição alemã são as saladas de batata, de macarrão, de rúcula combinada com manga e de alface.

Espetos de legumes também são comuns para acompanhar o churrasco, com berinjela, abobrinha e pimentão. Pães também fazem parte do cardápio alemão para essa refeição, como pão de alho e pães recheados com salsicha.

O churrasco alemão tem como principais características que o diferenciam do nosso: a churrasqueira elétrica ou a gás, as carne bovinas que não são muito tradicionais na Alemanha, por não possuírem a mesma qualidade encontrada no Brasil.

O consumo de legumes, vegetais e saladas durante o churrasco também é uma característica bem marcante, pois essa prática não é muito comum para nós. E claro, a pontualidade, já pertencente a todo cidadão do velho continente, que também se torna uma forte marca dessa refeição.

E então, agora que sabe as diferenças do churrasco alemão para o brasileiro, já tem a sua preferência?

Se você gostou do nosso post, deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para nós.

Compartilhe esta página