Existe, sim churrasco vegetariano, e com muito sabor! Como diz o Pitmaster Bruno Panhoca (@panhoca), “não tem churrasco errado, errado é não fazer churrasco.”
O conceito do churrasco diz respeito basicamente ao método de cocção em grelha, ao ar livre e de forma lenta. A cocção de vegetais precisa ser ainda mais lenta, com a brasa baixa e os alimentos em volta dela, sem que tenham contato direto com o fogo.
Muito se diz sobre o “cheirinho de churrasco”, que vem da defumação causada pela fumaça e, quando feito dessa forma, o alimento libera líquidos enquanto absorve a fumaça, o que vai alterar o aroma, sabor e cor.
Em churrascos vegetarianos, é justamente a fumaça o nosso grande foco. A textura se altera aos poucos para que o alimento fique no ponto desejado e com todo o sabor do defumado. Portanto, a escolha da lenha ou carvão utilizado deve ter atenção redobrada, já que as lenhas naturais vão produzir uma fumaça mais rica em sabores e aromas, enquanto a fumaça do carvão pode trazer algum amargor, que influencia totalmente no sabor final.
As lenhas frutíferas e de castanhas (laranjeira, macieira, nogueira-pecã) são ideais para a defumação. Por outro lado, não é recomendado o uso de lenhas oleosas (pinheiro, eucalipto), porque podem ser tóxicas. Informe-se sobre isso no momento da compra.
A fumaça deve ser sempre clarinha, afinal, o sabor da defumação deve ser secundário, prevalecendo sempre o sabor do alimento. Caso ela esteja muito intensa, branca ou acinzentada, o defumado ficará muito forte. É necessário também se atentar ao tempo de cocção de cada alimento, principalmente os vegetais, que cozinham mais rápido.
Extra: dois segredinhos para quem quer trazer mais sabor de churrasco aos vegetais. Você pode usar o tempero Dry Rub ou ainda utilizar a fumaça líquida em diversos tipos de preparação no fogão, forno ou mesmo na churrasqueira.
Envie essas dicas aos seus amigos para escolherem quais são os vegetais que vão ganhar aquele sabor especial, e que vocês vão degustar juntos no churrasquinho do próximo final de semana!