Churrasco

Aprenda a fazer um churrasco fitness perfeito!

Quem disse que churrasco e alimentação saudável não podem andar juntos? Se você está buscando manter uma rotina fitness, mas não quer abrir mão dos momentos prazerosos ao redor da churrasqueira, temos ótimas notícias: é totalmente possível fazer um churrasco fitness delicioso e que cabe na sua dieta.

A verdade é que o segredo está em fazer escolhas inteligentes, tanto na seleção dos ingredientes quanto no modo de preparo. Com algumas dicas simples, você pode transformar o tradicional churrasco em uma refeição equilibrada, saborosa e que não sabote seus objetivos de saúde. Confira a seguir! 

Por que apostar no churrasco fitness?

Por mais criticado que seja, o churrasco fitness é uma forma criativa e inteligente para manter o prazer social de reunir os amigos enquanto você cuida da sua saúde e forma física.

Falando de nutrição, ele é uma forma de variar os preparos da sua dieta, mantendo os seus macros e evitando excessos, que são muito comuns em dias de refeição livre sem planejamento. Perceba que estamos falando de substituições inteligentes e planejadas, e não de excessos. 

Como já mostramos em nosso post sobre como aproveitar o churrasco estando de dieta, é possível conciliar prazer e alimentação consciente com planejamento inteligente. Além disso, grelhados bem preparados preservam mais nutrientes dos alimentos, se comparados a outros métodos de cocção, enriquecendo a sua refeição e trazendo mais saciedade. 

4 dicas para fazer o seu churrasco fitness

A seguir, listamos 4 dicas para fazer o seu churrasco fitness de forma simples e prática, mas sem deixar o sabor e a sua dieta de lado!

Escolha as carnes certas

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: carnes magras são suas aliadas. Por isso, ao invés de escolher costela, cupim ou picanha, opte por cortes com menos gordura, como filé mignon, alcatra, patinho, frango sem pele e peixes.

Essas opções são ricas em proteína de alta qualidade e têm menos calorias por porção. O peixe, especialmente, é uma excelente escolha por ser fonte de ômega-3.

Mas, para agregar mais sabor e reduzir os ultraprocessados e calorias, prepare marinadas saudáveis para substituir os molhos industrializados. Aqui, é válido optar por marinadas caseiras com ervas frescas, limão, vinagre, azeite extravirgem e temperos naturais.

Elas não apenas dão sabor, mas também ajudam a reduzir a formação de compostos prejudiciais durante o grelhado.

E por último, mas não menos importante: controle as porções. Proteína é, sim, muito importante, mas ela deve vir acompanhada de outros nutrientes. Uma porção adequada de carne tem cerca de 120-150g/pessoa. Lembre-se: o churrasco fitness é sobre qualidade, não quantidade.

Aposte em vegetais grelhados e molhos para trazer mais sabor

Abobrinha, berinjela, pimentões, cogumelos, aspargos e tomates ficam deliciosos na grelha. Eles ganham um sabor defumado especial e mantêm a textura crocante. Tempere apenas com azeite, sal e ervas frescas. E para te inspirar, confira as dicas do chef no ChurrasCast #11. 

 

 

Uma dica extra: experimente frutas grelhadas. Abacaxi, pêssego e maçã grelhados são sobremesas naturais incríveis. O calor da grelha carameliza os açúcares naturais, criando uma doçura intensa sem a necessidade de adicionar o açúcar. 

Acompanhamentos inteligentes para churrasco fitness

Lembra quando falamos sobre o churrasco vir acompanhado de outros nutrientes? É aqui que eles vão aparecer, seja em forma de saladas ou outros carboidratos para substituir o arroz branco.

Prepare saladas com folhas verdes variadas, tomates-cereja, pepino, cenoura ralada e temperos frescos. Use molhos à base de iogurte natural ou vinagrete caseiro no lugar de molhos calóricos.

Inclusive, você pode consumir os acompanhamentos em quantidades equilibradas, incluindo o Pão de Alho Tradicional Santa Massa e a Farofa. Mas lembre-se: é importante serem em pequenas porções, sempre equilibradas com bastantes vegetais e saladas. 

Experimente, por exemplo, deixar o seu prato bem mais colorido, e consumir apenas 1 ou 2 pães de alho. Caso você seja adepto à farofa, 1 colher de sopa é permitida, pois o consumo exagerado é o que pode comprometer a sua dieta. 

O que beber durante o churrasco sem sair da dieta?

E se você, como bom brasileiro, é fã de cervejas, drinks e refrigerantes, então essa dica é para você! 

O consumo de bebidas alcoólicas pode comprometer sua dieta, mas você pode substituir por cervejas ou drinks sem álcool (desde que em pequenas quantidades), água saborizada ou sucos naturais. 

Prepare águas saborizadas com frutas frescas, hortelã, pepino ou limão, que são refrescantes, hidratantes e livres de calorias vazias. Para os sucos, opte por frutas naturais sem açúcar adicionado. Melancia, abacaxi e laranja são opções refrescantes e ricas em vitaminas.

Dependendo da sua dieta e do seu foco, é possível, desde que em pequenas quantidades, consumir refrigerantes zero, pois eles não trazem tanto impacto para a nutrição. 

Dicas práticas para o churrasco fitness perfeito

Viu só como o churrasco fitness pode ser simples e saboroso? Mas, indo um pouco mais além, trouxemos uma lista de dicas práticas para te ajudar na sua refeição. 

  • Organize o cardápio com antecedência, incluindo opções para todos os gostos. Tenha sempre alternativas saudáveis disponíveis para que ninguém se sinta privado.
  • Evite queimar os alimentos, pois isso pode formar compostos prejudiciais à saúde. Mantenha o fogo médio e vire as carnes regularmente para cozimento uniforme.
  • Alimente-se com consciência, se servindo devagar, saboreando os alimentos e conversando. Isso ajuda a perceber melhor a saciedade e aproveitar o momento social sem exageros.
  • Para as sobremesas, opte por frutas da estação, que são naturalmente doces, refrescantes e ricas em vitaminas e fibras, ou ainda, picolés de frutas naturais.


Lembre-se: o churrasco fitness não é para se privar, mas fazer escolhas conscientes na maioria das vezes. Se você seguir essas dicas em 80% do tempo, pode se permitir pequenos prazeres nos outros 20% sem culpa.

O importante é manter o prazer social do churrasco, criar memórias afetivas positivas com comida e cuidar da sua saúde ao mesmo tempo. Com essas estratégias, você pode aproveitar todos os churrascos do ano mantendo seus objetivos de bem-estar.

Pronto para transformar seu próximo churrasco em uma experiência fitness deliciosa? Experimente essas dicas e conte para nós como foi!

Aproveite e nos siga nas redes sociais:
Instagram
Facebook
YouTube

Share
Tags: churrasco fitness

Recent Posts

  • Churrasco

Dia do Churrasqueiro: 7 segredos para mandar bem na brasa

No Brasil, o churrasco vai muito além de uma refeição, é um momento de confraternização,…

4 dias ago
  • Farofa
  • Pão de Alho

Frango para churrasco perfeito em 6 passos

O frango para churrasco é uma opção versátil e saborosa que agrada a todos os…

2 semanas ago
  • Farofa

Dia do Cliente: 5 receitas criativas com Santa Massa

O Dia do Cliente está chegando, e a gente sabe que todo cliente valoriza a…

3 semanas ago
  • Sem categoria

Bife Ancho com Crosta de Alho

Esse bife ancho com crosta de alho no capricho pode ser seu próximo prato neste…

4 semanas ago
  • Farofa
  • Notícias
  • Pão de Cebola
  • Receitas

Parmegiana no Duelo de Sabores – Episódio 5

No quinto episódio do Duelo de Sabores, a parmegiana que todo mundo adora foi o…

4 semanas ago
  • Churrasco

Ponto da carne: Guia completo para o churrasco perfeito

Dominar o ponto da carne é uma das habilidades mais importantes para quem quer se…

1 mês ago

This website uses cookies.