Quem já se perguntou como fazer churrasco gaúcho? Essa é uma comida que faz parte da formação da identidade cultural do Rio Grande do Sul e que tem a fama espalhada por todo o Brasil. Sua principal característica é o modo rústico de preparo. Tradicionalmente, é feito com carne bovina em espetos de madeira cravados na terra, mas ganhou formatos diferentes com o tempo.
Esse prato que faz parte da história do Estado, hoje, é usado em momentos de comemoração e alegria por todos os cantos do país. Assim, se você quer aprender como preparar um verdadeiro churrasco gaúcho, leia este post e veja o que não pode faltar. Vamos lá!
1. Dê preferência a um corte de carne não muito magro
A escolha da carne é o momento mais importante. É preciso optar por um corte mais gorduroso, pois, se for muito magro, o churrasco ficará seco e não terá a suculência necessária.
Além disso, é importante comprar peças macias, bem vermelhas e com gordura em tonalidade mais clara, tendo em vista que essas cores indicam que o animal é mais novo.
2. Fique atento ao fogo da churrasqueira
Tenha atenção a um detalhe: é importante acender o fogo da churrasqueira bem antes de colocar a carne. Isso faz com que o carvão libere a fumaça inicial, responsável por mudar o aroma e o gosto do alimento.
Só depois de o braseiro ficar bem forte é que chega o momento de colocar a carne para assar. Além disso, nada de fogo muito alto, ok?
3. Atente à distância entre as brasas e a carne
Outro ponto que precisa de atenção é a distância entre a carne e a brasa. Se houver muita proximidade entre ambas, corre-se o risco de o alimento ficar queimado por fora e cru por dentro. Além do mais, se estiver muito distante, a carne pode perder o sabor. Por isso, é preciso encontrar o equilíbrio.
4. Tempere as peças apenas com sal grosso
Nada de utilizar muitas especiarias, tudo bem? Apenas o sal grosso deixará o assado com o tempero ideal.
Em um primeiro momento, a carne é assada sem nada de sal, que só é colocado na hora de servir. Há, também, quem goste de colocar o tempero assim que a carne é posta na churrasqueira.
O importante é saber que não é preciso deixar o alimento curtindo na salmoura por um longo tempo.
5. Capriche nos acompanhamentos e bebidas
Um bom churrasco gaúcho precisa de excelentes acompanhamentos! Por isso, confira algumas guarnições ideais:
- farofa de mandioca refogada no bacon;
- salada de tomate;
- abacaxi assado com canela;
- pão de alho;
- salada de maionese;
- arroz carreteiro;
- feijão tropeiro.
6. Escolha as bebidas
Bebidas geladinhas são imprescindíveis em um churrasco de qualidade, concorda? A escolha do que servir vai depender daquilo que você e os seus convidados gostam. No entanto, o mais comum é ter cervejas, sucos e refrigerantes.
Além dessas opções, no tradicional churrasco do Rio Grande do Sul não pode faltar um bom chimarrão, o qual já começa a ser ingerido antes de servir a carne, pois tem a função de abrir o apetite.
Se você pensava que para fazer um bom churrasco era necessário apenas acender a churrasqueira e colocar a peça no fogo, viu que não é bem por aí. Com essas dicas, você aprendeu como fazer churrasco gaúcho. Agora é o momento de colocar em prática os ensinamentos. Junte a família e os amigos e aproveite o momento de delícias e diversões.
Gostou do post? Então, curta nossa página no Facebook e veja outros conteúdos como este.