Qual é a diferença entre sal de parrilla e sal grosso?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você quer saber a diferença entre o sal de parrilla e o sal grosso? Então, você está no lugar certo! Preparamos um post que conta sobre o tempero mais utilizado durante a preparação de um churrasco, para que você saiba o momento certo de usar cada um deles na hora de preparar a sua carne! Gostou? Então, sinta-se em casa e fique aqui com a gente. 

Vamos falar a verdade: o sal pode ocupar o papel de mocinho ou de vilão na hora de temperar um alimento. Quando erramos pra mais, fica até difícil degustar o prato e, quando erramos pra menos, o alimento fica sem sabor, sem graça. Mas, quando aprendemos a usar de verdade esse tempero, a gente tende a errar menos na quantidade, e é por isso que é tão importante conhecer as peculiaridades de cada tipo de sal. 

E quando falamos em churrasco, esse erro pode custar a perda da maciez da carne e das propriedades que são responsáveis pelo sabor inconfundível desse alimento. 

Então, vamos lá: conheça a diferença entre o sal de parrilla e o sal grosso!

Vamos começar pelo sal grosso

Esse tipo de sal é obtido por meio de dois tipos de processos: pela extração feita em minérios ou pela secagem da água do mar. Diferentemente do que usamos na cozinha, este não passa pelo processo de refinação, que pode ser mais nocivo para a nossa saúde. Ele é e sempre foi o tipo de sal mais utilizado em churrasco.

No entanto, ele é mais indicado para carnes mais gordurosas, como maminha e picanha, e a recomendação é que o sal seja colocado nos cortes antes de ir para a churrasqueira. Mas, fique atento, pois não pode ser muito tempo antes, para que eles não fiquem salgados demais.

Outra dica importante é: não faça uma camada muito grossa de sal grosso, pois esta pode impedir que o calor chegue ao meio da carne.

E o sal de parrilla?

O sal de parrilla é extraído de uma zona deserta da Argentina e não do mar, esse tipo de sal tem uma espessura que está ao meio do sal refinado e do sal grosso. 

Além disso, ele merece uma explicação a mais, até para entendermos a origem desse ingrediente cada vez mais usado no Brasil.

Primeiramente, vamos entender o que significa este nome. 

Parrilla é como nos referimos ao churrasco dos argentinos e uruguaios, mas, na verdade, esse é o nome do tipo de grelha usada pelos nossos vizinhos hermanos. Ou seja: podemos chamar essa especiaria de sal de grelha ou, simplesmente, de sal de churrasco. 

A principal diferença entre o sal de parrilla e o sal grosso é que o primeiro tem menos granulação que o segundo.

Na prática, essa diferença da granulometria faz com que o tempero penetre melhor na fibra da carne, salgando mais uniformemente. O sal de parrilla é indicado para peças de carnes bem grossas, pois essa espessura faz com que a carne não perca sua umidade. 

Quanto ao modo de usar, ele pode tanto ser aplicado antes de colocar a carne na churrasqueira, quanto depois que ela estiver pronta. 

Bom… agora que você já sabe tudo sobre sal grosso e sal de parrilla, já pode acender a churrasqueira, colocar o seu pão de alho para assar e escolher o tipo de sal perfeito para a carne que você quer assar!

 

Nos vemos no próximo post.

 

Compartilhe esta página