Carne de sol com fraldinha? Aprenda no Churrascast!
Prepare-se para conhecer uma deliciosa receita em comemoração ao Dia do Churrasco: carne de sol feita com fraldinha, acompanhada de fatias de batata e Pão de Cebola Santa Massa; regados ao molho romesco de vegetais. E tudo tostado na brasa!
Todo esse combinado incrível foi feito no capricho por Jimmy Ogro, que ainda compartilhou alguns perrengues de churrasco que já passou, daqueles de deixar o cabelo em pé, em mais um ótimo e divertido bate papo com a Renata Flores.
Acompanhe aqui no blog da Santa Massa, aprenda esta receita de sucesso e respire com alívio: não é só você que passou sufoco em algum churrasco, acontece também com os melhores chefs!
Dica fundamental para toda carne de sol
Para preparar essa receita especial de carne de sol, seja com fraldinha ou outros cortes, Jimmy logo dá a dica matemática para não ter erro: você deve usar 5% do peso da carne em sal, ou seja, se a fraldinha tiver 1 quilo, é necessário acrescentar 50 gramas de sal.
Ele reforça o quanto é importante seguir à risca essa medida por uma questão de segurança alimentar. É que o sal desidrata as bactérias, protegendo a carne, por isso que ele é tão usado na conservação de alimentos, como no preparo da carne seca, que leva mais sal no preparo.
Fora isso, segundo o chef, você pode usar outros temperos que quiser, à gosto. Ele mesmo diz que adora usar uma pimentinha do reino, que além de conferir um sabor e aroma especial, também é aliada na função antibacteriana.
Pois é, além de tudo tem aula de ciência nesse episódio!
Ah, outra dica importante é usar o sal fino, ou de parrilla, pois garantem uma cobertura mais uniforme sobre a carne de sol. Já o sal grosso não é muito recomendado porque possui pedrinhas com muita diferença de tamanhos.
Veja mais dicas de como usar o sal e bifes grossos aqui
Começando os preparos
Com a quantidade de sal certa, Jimmy recomenda polvilhar toda a superfície da fraldinha, sem esfregar, e deixar a carne “curando” nesse sal numa assadeira com grelha para que o ar ventile embaixo da carne.
Caso você não tenha essa assadeira, sem problemas! Basta você virar a carne para o outro lado no meio do processo de cura. Portanto, se você quiser deixar quatro horas curtindo no sal, por exemplo, lembre-se de virar a carne após duas horas.
Para essa carne de sol, Jimmy optou em fazer uma cura “curta” de duas horas que, segundo ele, deixa a carne com uma textura de ainda fresca.
Truque das batatas
Jimmy ensinou um truque de dar uma rápida cozida nas batatas no microondas, antes de ir para a grelha. Depois de cozidas, ele cortou as batatas ao meio para dourar somente a polpa, mas isso vale para aquelas batatas pequenas. Quando maiores, ele indica cortar em fatias largas e uniformes, para que você consiga assá-las a tempo de ficarem prontas juntas.
Molho romesco: uma arte à parte
O chef se encanta só de ir explicando como preparar o molho romesco, que tem o pimentão como o seu grande destaque, além de também usar tomate, páprica, alho e salsa.
Ele diz que é uma receita em que você pode “brincar” bastante, como trocar a salsa por coentro ou manjericão, acrescentar castanhas e muito mais. Mas ressalta: nada de tirar o pimentão, hein?
Outro diferencial desse molho é colocar o pimentão e o tomate também na grelha, antes de processar todos os ingredientes. O chef escolheu deixá-los bem tostadinhos, para trazer aquele gosto especial da braza!
Antes de colocá-los, lembre-se de tirar as sementes e aquela parte branca do pimentão. No caso do tomate, ele optou pelo italiano e recomenda pegar uns bem maduros.
Depois de assá-los e deixar bem caramelizados, bata todos os ingredientes e veja como ele fica incrível no final. A Renata ficou sem palavras só de sentir o cheiro!
Se você é fã de molhos em geral, confira também esta dica de como fazer um molho de pimenta biquinho.
Hora de assar a carne e a estrela da receita: o Pão de Cebola Santa Massa
Depois de duas horas, o Jimmy “cortou” a cura da fraldinha deixando submersa em água fresca por cerca de 10 minutos. Depois, secou bem a carne com papel toalha e colocou na churrasqueira, junto com o Pão de Cebola Santa Massa.
Os dois vão ficar prontos praticamente ao mesmo tempo. No final, quando Jimmy coloca a carne fatiada, junto com as batatas, o pão de cebola e acrescenta o molho… impossível não ficar com água na boca!
Veja aqui algumas dicas imperdíveis do Jimmy para preparar um churrasco perfeito
E a história dos perrengues?
A Renata não deu trégua e quis saber que tipo de perrengue um chef como o Jimmy pode ter passado e o que fez para se socorrer!
Ele compartilhou que passou um sufoco daqueles em um evento onde, de repente, caiu um verdadeiro dilúvio. Em outro, em que também faria um churrasco para um número enorme de pessoas e deveria começar às 12h, simplesmente recebeu as carnes às 11h30!
E aí, como será que ele fez para resolver esse perrengue? Essa não vale a gente contar! Precisa assistir o episódio completo deste Churrascast para saber!
Não dê bobeira, confira agora mesmo e aproveite para seguir a Santa Massa nas redes sociais para conferir muito mais dicas e receitas sensacionais!