O alho é uma raiz comestível pertencente a espécie Allium sativum, utilizado como tempero em diversos lugares no mundo, inclusive, com funções medicinais. Típico em muitas regiões e de fácil desenvolvimento, é um ingrediente popular na culinária devido ao seu cheiro agradável e sabor peculiar.
No entanto, mais do que um simples condimento, o alho apresenta propriedades que contribuem com a saúde do corpo. Se você é daqueles que consideram o alho um simples alimento de aroma forte utilizado apenas para incrementar receitas, está na hora de mudar esse conceito.
Para que você fique por dentro dos benefícios do alho e passe a utilizar ainda mais em suas receitas, separamos algumas informações relevantes para o consumo desse alimento. Acompanhe!
Conheça os dentes que nutrem
São diversos os nutrientes que fazem do alho um alimento benéfico para o organismo. Ele é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Também é rico em minerais como ferro; enxofre, selênio, silício e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas.
O alho também contém alicina, um composto químico ativo que age como um potente medicamento para combater vermes, fungos e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Além do mais, se trata de um antibiótico seletivo — por ser natural, elimina as bactérias nocivas à saúde sem danificar àquelas necessárias para nosso organismo.
Vale destacar que, em porções de 100 gramas, o alho apresenta:
- valor energético – 113kcal;
- carboidratos – 23,9g;
- proteínas – 7,0g;
- gorduras totais – 0,2g;
- gorduras saturadas – 0g;
- gorduras trans – 0g;
- fibra alimentar – 4,3g;
- sódio – 5mg.
Descubra os benefícios do alho
Diversos estudos já consideraram o alho um dos superalimentos, rico em nutrientes e com uma extensa lista de benefícios à saúde, que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico até a prevenção das doenças cardiovasculares.
Definitivamente o alho é mais que um tempero do dia a dia, ele oferece inúmeros componentes que melhoram e contribuem para aumentar a qualidade de vida e a saúde.
Para o coração
O alho apresenta ação anticoagulante, ajudando a reduzir a pressão arterial para evitar obstruções. Da mesma forma, contribui para reduzir o colesterol ruim, que é responsável por obstruir artérias e causar doenças cardiovasculares.
Logo, esse alimento é uma alternativa natural para prevenir transtornos, inclusive, para evitar coágulos sanguíneos que derivem em risco maior, como derrames cerebrais, por exemplo.
Para a saúde óssea
Estudos realizados mostraram que o alho pode minimizar a perda de massa óssea aumentando estrogênio em mulheres, especialmente durante a menopausa.
Para resfriados e gripes
O alho é conhecido por reforçar o nosso sistema imunológico, pois apresenta ação antibiótica e expectorante. Por isso, é eficaz na prevenção e no tratamento de gripes ou resfriados. Combatendo, até mesmo, inflamações e problemas respiratórios crônicos.
Para a pele
Os radicais livres, compostos causados pela oxidação do organismo, favorecem o processo de envelhecimento do nosso corpo. O alho, por sua vez, contém antioxidantes que permitem proteger e regenerar a pele, assim como estimular a renovação celular e retardar o envelhecimento.
Com os efeitos combinados do controle do colesterol e da pressão sanguínea, conjuntamente com as propriedades antioxidantes, o alho se torna uma ferramenta capaz de prevenir doenças cerebrais comuns, como a demência e a perda de memória.
Para a digestão
Ajuda a processar os alimentos ingeridos, se tornando benéfico para a digestão. É de suma importância para o processo de eliminação de resíduos do organismo, prevenindo inflamações estomacais e intestinais, com efeito diurético para a retirada de líquidos e toxinas.
Para a longevidade
Os efeitos benéficos do alho sobre os fatores de risco, como a pressão sanguínea, coágulos, problemas estomacais e intestinais etc. são elementos que potencialmente contribuem ou não para a qualidade de vida das pessoas.
O combate de doenças é indispensável para estimular a longevidade, pois são causas recorrentes de morte, principalmente em idosos ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Saiba comprar e armazenar
Ao comprar as cabeças de alho, elas devem ser globulosas, firmes e cheias, e com a parte exterior intacta e sem defeitos. Os dentes devem ser firmes e unidos. Evite comprar alho cujos dentes estejam escuros, moles ou secos. Além disso, para preservar o alho por mais tempo e evitar perdas e desperdícios, armazene em local fresco, seco e levemente arejado.
Vale destacar que, embora sejam bonitas para decoração, as réstias de alho não devem ficar muito tempo expostas na cozinha, pois correm o risco de perderem seus nutrientes ou murcharem, sobrando apenas cascas.
Se for mantido em locais úmidos e quentes, vai mofar rapidamente. Uma boa maneira de armazenar o alho é guardá-lo em um recipiente de cerâmica com orifícios para ventilação.
Inclua esse alimento no seu cotidiano
Conhecido pelo seu sabor característico e pelo seu odor familiar, o alho é geralmente um ingrediente indispensável na hora de compor vários alimentos. Por ser muito saudável e rico de propriedades nutricionais, é muito fácil e delicioso incluir o alho em seu cotidiano. Ele complementa a maioria dos pratos salgados e o seu sabor forte é ótimo para temperar carnes, legumes e saladas.
Dessa forma, listamos algumas receitas para incentivar você a consumir esse alimento.
- pão de alho;
- chá de alho;
- pasta de alho;
- sanduíches com pão de alho;
- entre outros.
Aprenda a utilizar
O alho faz parte de um grupo de alimentos denominados funcionais, que têm componentes benéficos para a saúde do corpo. No entanto, é um alimento temido por ter características fortes e marcantes que pode acabar por colocar uma receita a perder, se usado em excesso.
O que muita gente não sabe, porém, é que o alho é um tempero muito versátil e, se bem usado, pode ser um dos responsáveis por dar um sabor a mais para as refeições.
Os dentes de alho podem ser usados inteiros, amassados/socados ou, ainda, cortados, dependendo da intensidade do sabor que se quer dar ao prato. Colocar eles inteiros permite que o alho seja retirado, o que deixa a preparação mais suave. Já os amassados e com cortes são recomendáveis para temperar alimentos frescos, como saladas e sopas, por exemplo.
Dessa forma, conclui-se que o alho é um alimento multifuncional e com um pouco de cuidado pode incrementar praticamente todas as refeições, do churrasco ao recheio de pães. Aposte no alho!
Conheça as contraindicações
O consumo excessivo de alho pode causar problemas digestivos; cólicas, vômitos, dor de cabeça, dor nos rins, tonturas, mau hálito, irritações gástricas e náuseas.
Além disso, o consumo do ingrediente como remédio natural está contraindicado para recém-nascidos, proibido durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e uso de remédios para refinar o sangue. No entanto, para mais informações quanto às restrições, procure um profissional médico.
Gostou de saber sobre os benefícios do alho? É sempre satisfatório garantir alimentos que conferem sabor especial às receitas e, de quebra, fazem bem para a saúde. Pensando sempre nessa aliança, não poderíamos deixar o alho de fora do portfólio de produtos! Por isso, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas. Estamos aguardando!