Curiosidades sobre o churrasco do Sul do Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem nunca ouviu falar sobre o churrasco do Sul do Brasil? Conhecido mundialmente por sua qualidade ímpar, a região ganha o título — para muitos — como dona do melhor churrasco brasileiro.

Então, para falarmos sobre esse assunto, traremos neste post 7 curiosidades sobre o churrasco do Sul ao longo das linhas a seguir.

Confira esta leitura que preparamos para você e prepare-se para ficar com água na boca!

 

Um pouquinho sobre o churrasco do Sul

O churrasco do Sul é reconhecido pelo Brasil afora por sua alta qualidade, técnicas de preparação únicas, acompanhamentos deliciosos, bem como pelos eventos e festivais dedicados a essa paixão nacional.

No entanto, essa fama não vem de agora. O jeito que os gaúchos assam carnes surgiu há muito tempo atrás, por volta do século 17, nas comunidades indígenas que eram catequizadas pelos jesuítas.

Tempos depois, o método foi adotado pelos tropeiros, os quais passaram a levar os ensinamentos por onde iam.

Não que seja diferente nos outros lugares, mas os gaúchos tem o churrasco como um encontro que é sinônimo de amizade, companheirismo e confraternização. Eles não precisam de grandes motivos para reunir as pessoas e assar uma carne.

Agora que já entramos no clima, vamos às curiosidades sobre o churrasco do Sul.

 

A costela fogo de chão é uma grande especialidade dos gaúchos 

Muita gente não sabe, mas a verdadeira costela fogo de chão é uma especialidade famosa em diversos locais, apesar de ter nascido no Sul do Brasil. 

Nessa técnica, a costela é lentamente assada em um buraco cavado no chão, coberta de brasas, o que resulta em uma carne suculenta e saborosa.

 

A região do Sul tem as churrascarias mais renomadas 

Como o churrasco do Sul é famoso no mundo inteiro, é claro que as grandes churrascarias nasceriam por lá. 

Para se ter uma ideia, algumas das casas mais renomadas estão nessa região do Brasil e, por lá, você pode desfrutar de uma grande variedade de carnes grelhadas servidas no estilo rodízio.

 

Espeto corrido é o nome de uma das técnicas utilizadas pelos gaúchos

A tradição do churrasco gaúcho envolve o chamado espeto corrido e, nele, os pedaços de carne são espetados em longas lanças e assados em fogo aberto. 

Os churrasqueiros experientes giram os espetos constantemente para garantir um cozimento uniforme e pessoas de todos os lugares vão até lá para provar essa técnica de churrasco. 

 

A linguicinha é uma sensação do churrasco do Sul

Uma das grandes atrações do churrasco gaúcho são as famosas linguicinhas. Fininha e bem temperada, a salsicha tipo “linguiça” é uma adição comum aos churrascos do Sul do Brasil, muitas vezes servida como aperitivo ou acompanhamento.

 

Churrasco de fogo de chão é a sensação dos eventos 

No Sul do Brasil, os churrascos de fogo de chão são atrações comuns em festas, casamentos e outros eventos especiais. Lá, as pessoas têm o hábito de fazer essas técnicas no encontro com os amigos, em confraternizações e até mesmo em casamentos. 

 

No churrasco gaúcho não pode faltar feijão-tropeiro

Nesse popular tipo de churrasco, é comum encontrar uma fartura em acompanhamentos, dentre eles pão de alho Santa Massa, arroz, bem como o popular feijão-tropeiro. 

Veja aqui a receita do feijão-tropeiro

Além disso, eles também costumam ter farofa, saladas e molhos, mas a estrela do churrasco é sempre a carne.

 

Os mais variados tipos de carne você encontra no churrasco do Sul

Diferentes cortes de carne são apreciados em churrascos do Sul do Brasil, incluindo picanha, costela, alcatra, maminha, fraldinha, entre outros. Cada corte tem seu sabor característico e todos eles são muito apreciados por lá.

 

Sim, lugar de chimarrão é também no churrasco

Você sabia que os gaúchos têm o hábito de consumir chimarrão no churrasco também? Feito com erva-mate e água quente, é uma bebida tradicional consumida com frequência na região e no churrasco não é diferente. 

Você já conhecia essas curiosidades sobre o churrasco do Sul? Então, aproveite para seguir a Santa Massa nas redes sociais para conferir outros conteúdos relevantes como este!

 

Aproveite para ler também:

Receita de vinagrete de avocado tostado

Receita de Pirulito de Fraldinha com Bacon

Técnicas de churrasco: trabalhando com a alta temperatura

 

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Youtube

Compartilhe esta página