5 Dicas Para Comprar Carne Com Segurança

postado em: Dicas, Notícias | 0

Independente do local de compra, esteja sempre atento as condições em que a carne se encontra principalmente em relação à:

 

EMBALAGEM: no caso de carnes embaladas, certifique-se que a mesma não esteja violada. Nunca compre carne com embalagem violada.

 

REFRIGERAÇÃO: carnes refrigeradas e congeladas devem estar sob temperatura constante para conservar as propriedades e sabor da carne. Nunca compre carne que esteja fora da refrigeração.

 

DATA DE VALIDADE: certifique-se que a data de validade seja posterior a do dia que pretende prepará-la. Nunca compre carne vencida.

 

INSPEÇÃO: realizada por um médico veterinário especializado, a inspeção visa garantir produtos com certificação sanitária. Para saber se a carne foi inspecionada, identifique se no estabelecimento e/ou na embalagem há o carimbo do serviço de inspeção responsável, seja municipal (SIM), estadual (SIE) e federal (SIF).

 

COR: as peças mais frescas são as com cor avermelhada, brilhante, sem manchas escuras ou esverdeadas. Com exceção das carnes embaladas a vácuo, que tendem a apresentar uma coloração mais escura e um odor mais forte. A dica é: ao abrir a embalagem, deixe a carne descansar por uns 15 minutinhos que o odor sai sem comprometer a qualidade sensorial e microbiológica da carne.