Como preparar conservas frescas de tempero

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Para ganhar tempo, evitar o desperdício e ter sempre à mão ervas fresquinhas, siga o passo a passo:

 

1) HIGIENIZAÇÃO

Higienize as ervas, deixando-as de molho por 15 minutos em uma tigela com água e vinagre. Calcule 1 colher (sopa) por litro.

 

2) SEPARAÇÃO

Seque os ramos entre camadas de papel absorvente. Separe as folhas dos talos. Reserve-os para o preparo de caldos.

 

3) FERVURA

Mergulhe as folhas em uma panela com água fervente por aproximadamente 20 segundos.

 

4) BRANQUEAMENTO

Retire as folhas com uma escumadeira e despreze a água. (Esse processo, o branqueamento, preserva o sabor e a cor.)

 

5) RESFRIAMENTO

Resfrie em uma vasilha com gelo por 20 segundos. Escorra a água que se forma e seque as folhas.

 

6) ARMAZENAMENTO

Pique as ervas com a ponta da faca. Apoie a mão sobre as costas da lâmina do utensílio, que deverá estar bem afiada.

 

7) CONSERVAÇÃO

Armazene em potes herméticos no freezer por até dois meses. Identifique-os com etiqueta.

Arroz soltinho

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Algumas dicas úteis para um arroz bem soltinho e delicioso:

 

  1. Use água quente no preparo, pois a fria retarda o cozimento.
  2. Adicione algumas gotas de suco de limão para que o arroz fique leve e solto.
  3. O tipo agulhinha pede duas partes de água para cada parte de arroz.
  4. Para que a água não transborde da panela, adicione um pedacinho de manteiga ao cozimento.

Mitos e verdades sobre a carne vermelha

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Vamos conhecer alguns mitos e verdades a respeito da carne vermelha:

 

1 – PREJUDICA A PERDA DE PESO: MITO

Quando o assunto é emagrecimento muitas pessoas acreditam que é preferível comer mais carne branca, por ser mais “leve”. Mas não é verdade, pois tudo depende da quantidade e do corte escolhido para o consumo (mais magros ou mais gordos). Por ser um alimento rico em proteína, auxilia muito na saciedade.

 

2 – A CARNE VERMELHA É UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE VITAMINAS DO COMPLEXO B: VERDADE

As vitaminas do complexo B exercem inúmeras e fundamentais funções no organismo, e a carne vermelha é sim uma das principais fontes, principalmente quando falamos da B12, uma vitamina presente apenas em alimentos de origem animal.

 

3 – PESSOAS COM COLESTEROL ALTO NÃO DEVEM CONSUMIR CARNE VERMELHA: MITO

Não há necessidade de excluir a carne vermelha da alimentação. Porém deve-se atentar a quantidade, frequência e tipo de corte já que a carne possui um teor considerável de gordura saturada, a qual prejudica o colesterol.